As forças de segurança do Rio de Janeiro realizam, nesta segunda-feira (29/9), uma grande operação contra a facção criminosa Comando Vermelho (CV). A ação teve como foco as comunidades da Gardênia Azul e da Cidade de Deus, em Jacarepaguá, Zona Oeste da capital. Até o momento, 11 suspeitos foram presos e os agentes apreenderam um fuzil, uma pistola e entorpecentes.
De acordo com as investigações, os criminosos utilizam drones para monitorar movimentações policiais, além de impor um regime de intimidação permanente contra moradores, expulsando famílias de suas casas e impondo o domínio armado. As comunidades da Gardênia Azul e da Cidade de Deus funcionariam como pontos estratégicos para a logística de expansão da facção em toda a Zona Oeste.
A ação foi deflagrada de forma integrada pelas Secretarias de Polícia Civil e de Polícia Militar, com apoio do Ministério Público, a partir de investigações conduzidas pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE-CAP), 32ª DP (Taquara) e 41ª DP (Tanque), em parceria com o Gaeco. Os inquéritos reuniram provas consistentes sobre a atuação de núcleos armados do Comando Vermelho na região.
Participaram da operação unidades especializadas da Polícia Civil e Militar, como Core, Bope, BAC, 18º BPM e setores de inteligência das duas corporações. O Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e o Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC) também reforçaram as equipes. A ação ainda contou com apoio da Polícia Civil do Pará, ampliando o caráter interestadual do enfrentamento.
O objetivo das autoridades é desarticular a rede criminosa, prender lideranças e retirar de circulação criminosos envolvidos em homicídios, ataques contra policiais e outras graves violações à ordem pública. A operação também busca apreender armas, drogas e materiais de comunicação usados pelo grupo.