12 setembro, 2025
sexta-feira, 12 setembro, 2025

Trump diz estar surpreso com condenação de Bolsonaro: ‘Muito parecido com o que tentaram fazer comigo’

Compartilhe

Imagem relacionada ao tema

Em um momento inesperado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou sua surpresa ao comentar a condenação do ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “Eu achei que ele foi um bom presidente do Brasil. É muito surpreendente que isso possa acontecer”, declarou Trump, ao sair da Casa Branca a caminho de Nova York, onde assistiria a um jogo de beisebol. Sua defesa a Bolsonaro não foi apenas uma simples fala, mas uma reflexão sobre um cenário que ele mesmo enfrentou.

O mandatário americano comparou a situação de Bolsonaro à sua própria experiência com o que chamou de “caça às bruxas”. Ele reiterou que conheceu Bolsonaro como um bom homem. Contudo, o presidente Trump não se posicionou sobre possíveis novas sanções contra o Brasil, deixando a dúvida no ar. Vale lembrar que, anteriormente, ele criticou o país e impôs tarifas, além de sanções específicas direcionadas a Alexandre de Moraes, o relator do caso no STF.

Nesta quinta-feira, a Primeira Turma do STF, com o voto da ministra Carmén Lúcia, formou maioria para condenar Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado, com a sentença final a ser divulgada na sexta-feira (12). Em meio a esse turbilhão judicial, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que os Estados Unidos estão prontos para “usar meios militares” para “proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”. Declarou ainda: “A liberdade de expressão é a questão mais importante dos nossos tempos, e o presidente Trump leva isso muito a sério.”

Este episódio conturbado entre Brasil e Estados Unidos levanta questões profundas sobre política, poder e liberdade. Quais serão os próximos passos nesse cenário tenso? Como a condenação de Bolsonaro impactará as relações futuras entre os dois países? Compartilhe sua opinião e vamos aprofundar essa discussão juntos!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você