Grupo terrorista divulgou comunicado anunciando que aceita, em princípio, a libertação de todos os reféns, vivos ou mortos, conforme a proposta de troca apresentada pelo governo americano
EFE/EPA/BONNIE DINHEIRO/PISCINA
Presidente Donald Trump voltou a se pronunciar sobre o conflito no Oriente Médio
O presidente Donald Trump voltou a se pronunciar sobre o conflito no Oriente Médio. Em mensagem publicada em sua plataforma Truth Social, ele afirmou acreditar que o Hamas está disposto a uma “paz duradoura” e exigiu que Israel suspenda imediatamente os bombardeios sobre Gaza para viabilizar a libertação de reféns. “Israel deve interromper de imediato o bombardeio de Gaza para que possamos libertar os reféns de forma segura e rápida”, escreveu Trump, acrescentando que negociações já estão em andamento e que seu objetivo é alcançar “a tão aguardada paz no Oriente Médio”.
O Hamas divulgou comunicado anunciando que aceita, em princípio, a libertação de todos os reféns, vivos ou mortos, conforme a proposta de troca apresentada pelo governo americano. Apesar disso, líderes do grupo classificaram o plano como “ambíguo e impreciso”. Trump apresentou sua iniciativa na última segunda-feira, ao lado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Ele havia dado prazo até domingo para o Hamas responder, sob pena de “enfrentar o inferno”.
A Casa Branca confirmou que está avaliando a resposta do movimento palestino. A porta-voz Karoline Leavitt disse que o presidente fará um pronunciamento oficial nos próximos dias sobre a aceitação preliminar do acordo.
*Com informação do Estadão Conteúdo e AFP