12 agosto, 2025
terça-feira, 12 agosto, 2025

Trump diz que Nvidia não poderá vender chip mais avançado à China

Compartilhe

Trump e Nvidia

Em meio a crescentes tensões geopolíticas, Donald Trump fez declarações contundentes sobre a gigante de tecnologia Nvidia e suas operações na China. O ex-presidente dos Estados Unidos enfatizou que a Nvidia não poderá comercializar seu chip de inteligência artificial (IA) mais avançado, conhecido como Blackwell, para o país asiático por enquanto. Ele confirmou que, embora a empresa tenha conseguido uma licença para vender seu chip H20, este está longe de ser o mais sofisticado disponível.

Durante suas declarações, Trump destacou que a Nvidia recém-obtida licença inclui uma condição inusitada: a empresa deverá repassar 15% das vendas do H20 para o governo federal. Importante ressaltar, ele mesmo cogitou que o governo dos EUA poderia até ficar com uma fatia ainda maior das receitas futuras deste chip, com porcentagens que variariam entre 30% e 50%. “Talvez tenhamos que ter outra reunião com o CEO da Nvidia, Jensen Huang, sobre o Blackwell”, sugeriu Trump, deixando no ar a expectativa sobre futuras negociações.

Trump também desmereceu a licença concedida à Nvidia, referindo-se ao H20 como um modelo obsoleto. “A China em grande parte já possui alternativas. Este chip que eles irão vender é algo que a Huawei e outros já têm sob outra forma”, comentou. Para Trump, a verdadeira joia da coroa é o Blackwell, que ele afirmou ser único e impossível de ser replicado em um curto espaço de tempo, reforçando a ideia de que o governo deve ter um controle sólido sobre as inovações tecnológicas.

Recentemente, o acordo entre Jensen Huang e Trump na Casa Branca foi visto como uma parceria sem precedentes. Ao permitir que o governo dos EUA se torne um parceiro das empresas de tecnologia, as empresas como a AMD também começaram a aderir a essa nova dinâmica, marcando um momento significativo para a indústria de tecnologia e suas relações comerciais com a China.

E você, o que pensa sobre a influência do governo nas negociações de tecnologia entre EUA e China? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você