Presidente americano acrescentou que tem sido uma ‘honra estar envolvido’ nas negociações de cessar-fogo entre Israel e o Hamas
SAUL LOEB / AFP
Trump está viajando para Israel, onde discursará no parlamento e se encontrará com famílias de reféns, antes de seguir para Sharm El-Sheikh, no Egito, para uma grande cúpula de paz, onde um “documento que encerra a guerra na Faixa de Gaza” deverá ser assinado, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Cairo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo (12) que “a guerra acabou” e que “todos estão muito animados” com o cessar-fogo em Gaza e a liberação dos reféns, prevista para ocorrer nesta segunda-feira, 13, pela manhã, no horário de Israel. “A guerra terminou, certo? Entenderam?”, disse Trump a jornalistas quando foi questionado se tinha certeza de que o conflito entre Israel e o grupo islamista palestino Hamas havia chegado ao fim.
“Este é um evento muito especial”, afirmou aos repórteres antes de entrar no Air Force One a caminho de Israel. Trump também participará de uma cúpula multinacional pela paz no Egito com diversos países ocidentais, muçulmanos e árabes. O presidente americano acrescentou que tem sido uma “honra estar envolvido” nas negociações de cessar-fogo entre Israel e o Hamas.
Nesta quinta-feira (12), oprimeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que a libertação dos reféns, prevista para a manhã de segunda-feira (13), no horário local, marcará o “início de uma nova era” para o país. “Esta é uma noite emocionante. Uma noite de lágrimas. Uma noite de alegria, porque amanhã os filhos retornarão à sua terra natal. Amanhã marca o início de uma nova era – um caminho de cura, um caminho de reconstrução”, disse o premiê de Israel, que também declarou, em um discurso emocionado, que seu país alcançou “enormes vitórias” na guerra contra o Hamas em Gaza, embora tenha advertido que “a luta ainda não terminou”.
Os países mediadores do acordo de cessar-fogo em Gaza assinarão um documento como garantes durante a cúpula de segunda-feira no balneário egípcio de Sharm El-Sheikh. “Os signatários serão os garantes”, e esses países são “Estados Unidos, Egito, Catar e, provavelmente, Turquia”, declarou o diplomata informado sobre os preparativos da cúpula, que falou sob condição de anonimato. O Ministério das Relações Exteriores do Egito anunciou neste domingo que durante a cúpula — copresidida por Estados Unidos e Egito — será assinado o “documento que põe fim à guerra na Faixa de Gaza”.
*Com informações da AFP