Em uma coletiva de imprensa impactante, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao lado do primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, trouxe à tona uma expectativa sobre o famoso aplicativo TikTok. Ele revelou que uma conversa crucial com o líder da China, Xi Jinping, está agendada para a próxima sexta-feira, onde pretende “finalizar alguma coisa” a respeito do popular aplicativo. Para Trump, o TikTok possui um “grande valor”, destacando que os investidores da unidade americana são alguns dos maiores investidores do setor.
Segundo o presidente, a nova estrutura proposta prevê que a unidade americana do TikTok será de propriedade exclusiva de investidores totalmente americanos, garantindo maior controle e segurança para os dados dos usuários nos EUA. Entretanto, Trump também mencionou um ponto polêmico: a expectativa de que os Estados Unidos recebam uma “taxa” pelo acordo. “Estamos fazendo isso em conjunto com a China, mas estamos recebendo uma tremenda ‘taxa extra’ por viabilizar o acordo”, afirmou, sem fornecer detalhes sobre o valor ou a estrutura desta taxa.
Nesse contexto, a mídia norte-americana está atenta e circulam informações sobre a conversa entre os dois líderes, prevista para às 10 horas no horário de Brasília. O desenrolar dessa negociação poderá ter um grande impacto não apenas na relação EUA-China, mas também no futuro do TikTok e suas operações nos Estados Unidos.
O que você acha sobre essa situação? Acha que negociar taxas é a solução? Compartilhe sua opinião nos comentários!