1 setembro, 2025
segunda-feira, 1 setembro, 2025

Trump impõe tarifas de 25% a produtos do Japão e Coreia do Sul a partir de agosto

Compartilhe

Imagem de Destaque

Em uma manobra audaciosa, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que, a partir de 1 de agosto, produtos de 14 países, entre eles Japão e Coreia do Sul, estarão sujeitos a tarifas que variam de 25% a 40% ao ingressarem no mercado americano. Essa decisão reflete uma preocupação crescente com o déficit comercial, que, segundo Trump, é uma ameaça tanto à economia quanto à segurança nacional dos EUA.

Ao especificar a nova política, Trump detalhou que as tarifas começariam em 25% para países como Japão, Coreia do Sul, Malásia, Cazaquistão e Tunísia, enquanto na África do Sul, Bósnia, Indonésia, Bangladesh, Sérvia, Tailândia e Camboja, as taxas flutuariam entre 30% e 36%. Em países como Mianmar e Laos, as tarifas poderão chegar até 40%. Em uma mensagem clara, ele frisou: “Se você deseja abrir seus mercados comerciais até agora fechados para os Estados Unidos e eliminar suas barreiras, talvez consideremos um ajuste a esta carta.”

Apesar do tom impositivo, Trump deixou a porta aberta para negociações. Ele enfatizou que o sucesso dessa nova estratégia depende da disposição dos mercados japonês e sul-coreano para se tornarem mais acessíveis. Essa abordagem gerou ondas de preocupação nos mercados financeiros, levando a uma queda de 0,8% na Bolsa S&P 500 logo após o anúncio.

O cenário está montado: à medida que os países reagem a essa nova realidade, as implicações dessa política podem reverberar por todo o globo. Que estratégias e movimentos você acredita que esses países irão adotar para enfrentar essa situação? Compartilhe suas opiniões e junte-se à conversa!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você