Prepare-se para uma revolução na mobilidade urbana do Brasil! O aguardado leilão do túnel submerso entre Santos e Guarujá está marcado para sexta-feira (05), às 16h, na sede da B3, em São Paulo. Será o primeiro túnel desse tipo no país, e duas grandes empresas — a espanhola Acciona Concesiones e a portuguesa Mota-Engil — irão se enfrentar em uma disputa acirrada. O vencedor será aquele que oferecer o maior desconto sobre a parcela mensal que o poder público pagará durante a concessão.
A empresa escolhida terá a responsabilidade de construir, operar e manter essa grandiosa obra por 30 anos, com um investimento estimado de R$ 6,8 bilhões. Considerado o destaque do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto visa entregar benefícios significativos até 2031, conforme informações da Secretaria de Parcerias do governo de São Paulo.
O túnel terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, ligando as regiões de Outeirinhos e Macuco em Santos ao bairro Vicente de Carvalho no Guarujá. Com isso, a previsão é que essa nova passagem permita o tráfego de caminhões, bicicletas, pedestres, veículos de passeio e transporte público, beneficiando cerca de 78 mil pessoas que, atualmente, dependem de balsas e barcos pequenos para atravessar.

O processo de construção será impressionante. O túnel será formado por seis módulos de concreto pré-moldados que, após testes rigorosos de vedação e impermeabilidade, serão flutuados e rebocados até a instalação a 21 metros de profundidade. Uma trincheira será aberta no fundo do mar para abrigar esses módulos, que serão posicionados com precisão milimétrica. O complexo encaixe entre eles envolverá sistemas eletrônicos e técnicas sofisticadas de engenharia.
A ideia de um túnel ligando Santos a Guarujá não é nova; remonta a quase 100 anos, quando foi proposto pela primeira vez em 1927, durante a gestão do governador Júlio Prestes. Desde então, a proposta passou por inúmeras discussões e revisões, até que finalmente, em 2025, o edital foi publicado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Tarcísio de Freitas se tornaram porta-vozes desta obra, cada um tentando conquistar sua fatia de protagonismo político.
O túnel representa não apenas uma solução para a mobilidade, mas também um jogo político complexo entre líderes que buscam destacar suas gestões. A disputa pelo reconhecimento do projeto se intensifica, principalmente com a iminência das eleições de 2026, onde Tarcísio, ex-ministro do governo Jair Bolsonaro, é considerado um potencial candidato à presidência.
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