10 outubro, 2025
sexta-feira, 10 outubro, 2025

UNEB e NAEI promovem palestra sobre prevenção e manejo de crises em pessoas com TEA

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10 de outubro de 2025 às 18:26


No dia 26 de setembro de 2025, o auditório do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado da Bahia, Campus-X recebeu a palestra “TEA (Transtorno do Espectro Autista): como prevenir e manejar crises?”, promovida pelo Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva (NAEI), da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

O evento, coordenado pelas professoras Deilma Barbosa da Silva e Glairner Nobre, contou com a participação da professora Soraya Emanuelle da Silva Leite Ribeiro, docente da Rede Municipal, especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Educação Inclusiva.

Destinada aos profissionais do Centro de Referência de Educação Inclusiva (CREI), das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) e demais interessados, a atividade promoveu um momento de reflexão sobre o papel da escola na construção de uma educação mais humana e inclusiva.

A professora Deilma Barbosa abriu o encontro destacando que “a prática pedagógica inclusiva exige mais do que técnica: exige afeto”. Inspirada no texto “As coisas que o afeto ensina”, ela ressaltou a importância de construir vínculos e de “afetar uns aos outros para ressignificar as práticas”.

Em seguida, Emanuelle Ribeiro apresentou orientações sobre prevenção e manejo das crises de meltdown e shutdown, reforçando a importância do diagnóstico precoce e do trabalho multiprofissional. A palestrante também defendeu a inclusão como direito garantido por lei, alertando que a recusa em realizar adaptações curriculares constitui crime.

Ao final, Emanuelle lembrou a necessidade de dar visibilidade aos adultos autistas, muitas vezes esquecidos, e concluiu:

“Quem convive com pessoas com deficiência aprende a se tornar uma pessoa humana melhor.”

A ação integra as iniciativas do NAEI, reafirmando o compromisso da Secretaria Municipal de Educação de Teixeira de Freitas com a formação continuada dos educadores e com o fortalecimento da educação inclusiva.

Por: Secretaria de Educação


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