7 setembro, 2025
domingo, 7 setembro, 2025

Verstappen tira pole de Norris em Monza e marca a volta mais rápida da história da Fórmula 1

Compartilhe

O holandês Max Verstappen, da Red Bull Racing, comemora a pole position após a sessão de classificação para o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1

Neste sábado, Max Verstappen fez história ao conquistar uma pole position memorável para o Grande Prêmio da Itália, em Monza. Com um tempo impressionante de 1min18s792, o piloto da Red Bull superou Lando Norris por apenas 0s077, quebrando o recorde da pista que estava nas mãos de Lewis Hamilton desde 2020. Este feito também estabeleceu a volta mais rápida da história da Fórmula 1, com uma média de velocidade de 264,6 km/h, e marcou a 45ª pole de Verstappen na carreira, consolidando-o como o piloto da Red Bull com mais primeiras posições no grid.

“Foi muito apertado. Fizemos ajustes finais que me permitiram forçar um pouco mais. Estar na pole aqui é fantástico”, destacou Verstappen, emocionado pela conquista. A McLaren, que dominou a temporada, viu seu triunfo escapar nos momentos finais, com Norris, que larga ao lado de Verstappen, expressando sua frustração, mas também elogiando o desempenho do rival: “Max foi rápido durante todo o fim de semana. Estou satisfeito com a segunda posição, embora não tenha sido tão confortável para nós.”

Na casa da Ferrari, a torcida italiana não teve muito para celebrar. Charles Leclerc ficou em quarto lugar e reconheceu a superioridade da Red Bull e da McLaren: “Sabíamos que eles tinham algo a mais para este fim de semana”. Hamilton, agora pilotando pela Ferrari, terminou em quinto lugar, mas devido a uma punição, largará em décimo. O australiano Oscar Piastri, líder do Mundial, garantiu o terceiro lugar, completando assim a segunda fila do grid.

Gabriel Bortoleto, piloto brasileiro da Sauber, também deixou sua marca em Monza, garantindo a sétima posição no grid e igualando sua melhor classificação obtida no GP da Hungria. “Estou muito feliz com o nosso desempenho hoje e por termos conseguido voltar ao Q3, mas a última volta não foi a ideal. Forcei demais com os pneus novos e o carro saiu um pouco, mas ainda é uma posição forte para largar”, avaliou.

Bortoleto terminou o treino com o tempo de 1min19s390, a 0s598 de Verstappen. Com a punição a Hamilton, ele subiu uma posição e está animado para a corrida, comentando: “Nosso ritmo está bom e acho que pode ser um dia interessante. Estamos evoluindo muito como equipe, brigando de igual para igual por um lugar no top 10.” O GP da Itália, a 16ª etapa da temporada, será disputado neste domingo, às 10h (horário de Brasília). O que você acha das performances dos pilotos até agora? Deixe sua opinião nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você