
O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) de Salvador está prestes a se tornar um marco na mobilidade urbana ao conectar a capital baiana à Base Naval de Aratu. Com a requalificação das vias históricas da região, esse projeto ambicioso, destacado pelo superintendente da Secretaria de Infraestrutura da Bahia, engenheiro Saulo Pontes, promete oferecer um transporte público de qualidade e revitalizar áreas que sofreram com o abandono ao longo dos anos.
Pontes enfatiza que a implementação do VLT não é apenas uma melhoria na oferta de transporte, mas uma ação significativa de valorização de uma localidade que, até então, estava esquecida e enfrentava sérias questões estruturais. O trajeto planejado segue a linha de uma antiga via, construída na década de 1960, que precisa urgentemente de revitalização. “Essa estrada, conhecida como BA-528, se deteriorou ao longo do tempo e necessita de intervenções”, afirmou.
Ele detalha que a passagem do VLT vai repavimentar e restaurar a área, que antes era uma rodovia vital para a conexão entre a Base Naval e outras partes da cidade, mas acabou se tornando um espaço problemático devido à ocupação desordenada. “Nosso objetivo é recuperar essa ligação viária e facilitar o acesso dos cidadãos”, explicou Pontes.
O VLT avançará cerca de 9 quilômetros a partir da BA-528 até a Vila Naval e seguirá por mais 4,3 quilômetros até a Base Naval, integrando essas áreas anteriormente sob a gestão da concessionária Via Bahia. O estado agora está revitalizando a infraestrutura crítica para garantir o tráfego seguro e eficiente.
Anunciado oficialmente em julho de 2024, o projeto do VLT inclui uma extensão total de 37 quilômetros com 34 paradas, que se conectarão de forma integrada ao metrô de Salvador em pontos estratégicos. As obras prometem transformar a realidade da mobilidade na Região Metropolitana.
Serão três trechos principais do VLT: o primeiro, da Ilha de São João à Calçada, com 16,66 km e 17 paradas; o segundo, de Paripe a Águas Claras, cobrindo 9,20 km e 8 paradas; e o terceiro, de Águas Claras a Piatã, com 10,52 km e 9 paradas. Essa estrutura não só facilitará o deslocamento dos cidadãos, mas também revitalizará áreas urbanas importantes.
Essa é uma oportunidade única para transformar a mobilidade em Salvador. O que você pensa sobre essas mudanças? Compartilhe sua opinião nos comentários e ajude a difundir essa notícia importante!