InícioNotíciasPolíticaEleições: Prazo para justificar voto vai até 7 de janeiro de 2025

Eleições: Prazo para justificar voto vai até 7 de janeiro de 2025

As eleitoras e os eleitores que não compareceram ao segundo turno das Eleições Municipais de 2024 têm até 7 de janeiro de 2025 para justificar a ausência. Para aquelas pessoas que não compareceram às urnas no primeiro turno, o prazo para justificar é até 5 de dezembro. 

A justificativa pode ser realizada por diversos canais como o aplicativo e-Título, o Autoatendimento Eleitoral ou presencialmente no cartório eleitoral. Cada justificativa é válida apenas para o turno em que o eleitor não tenha comparecido por estar fora de seu domicílio eleitoral. O histórico de justificativas eleitorais, contendo os respectivos pleitos em que a eleitora ou o eleitor estiver ausente, pode ser consultado no aplicativo e-Título.

A análise da justificativa será feita pela autoridade judiciária da zona eleitoral na qual inscrito a eleitora ou o eleitor. Caso a justificativa seja aceita, será registrada no histórico do título eleitoral. Se não for aceita, o eleitor deverá pagar a multa por ausência às urnas no valor de R$ 3,51 por turno. Consulte aqui a área de Débitos do Eleitor 

Como justificar:

  • Pelo e-Título: o eleitor deve preencher os dados e anexar a documentação solicitada, recebendo um protocolo de envio.

  • Pelo site do TRE-BA: Acesse “Autoatendimento do Eleitor” e clique em “Justificativa Eleitoral” no site www.tre-ba.jus.br.

  • Presencialmente:Dirija-se ao cartório ou posto da Justiça Eleitoral com o Formulário de Justificativa Eleitoral (RJE) preenchido, anexando cópia de um documento oficial com foto e do documento comprobatório do motivo de ausência.

PENALIDADES

Quem não vota ou justifica a ausência às urnas por três pleitos consecutivos (três turnos) pode ter o título cancelado e estará sujeito a multas. Além disso, poderá ficar impedido de obter a certidão de quitação eleitoral necessária à emissão de passaporte, à matrícula e à posse em concursos públicos, a matrículas em instituições públicas de ensino, à assunção em cargos públicos, entre outros documentos e direitos.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Trump não postou que não convidaria Lula para sua posse, como diz post

Esta checagem foi realizada por jornalistas que integram o Projeto Comprova, criado para combater...

Polícia apreende caminhão com carga milionária de cigarros falsificados em Cruz das Almas

Um caminhão, aparentemente carregado com material de construção, mas que na verdade servia como...

Eleitores que não se identificam com nenhum partido atingem recorde nos EUA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A cada eleição americana, reacende-se o debate sobre a...

Parlamentares bolsonaristas sofrem derrota na Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Um grupo de parlamentares aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sofreram uma derrota...

Mais para você