O Elevador Lacerda, localizado na Praça Thomé De Souza, Centro Histórico de Salvador, não será mais inaugurado nesta quarta-feira (15), como indicado pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil), no último dia 6. O gestor municipal planejava entregar o modal antes da Lavagem do Bonfim, festa popular que acontece do bairro do Comércio até ao bairro do Bonfim, na região da Cidade Baixa.
O equipamento era um dos utilizados pela maioria da população para se deslocar no festejo. Em nota enviada ao Bahia Notícias, a prefeitura comunicou que o cartão postal passa por ajustes finais, que devem ser concluídos nos próximos dias.
O executivo municipal informou também que a obra civil já está pronta, faltando somente a finalização da intervenção eletromecânica para que a população tenha acesso ao modal. Após fechamento em abril de 2024, para as obras de requalificação, o Elevador Lacerda, um dos pontos turísticos mais icônicos de Salvador e importante meio de transporte para a população, tinha previsão de ser inaugurado em dezembro. Segundo informações da Obras Públicas (Sucop), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), as obras estavam 80% concluídas, em outubro do último ano.
Com relação ao andamento da requalificação, que também ocorre junto a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), as cabines 1 e 2 do elevador foram alteradas por novas, com nova iluminação, ar-condicionado e motor de resgate, equipamento necessário para o caso de problemas no motor principal.