InícioEditorialPolítica NacionalEm 12 meses, 77% dos consumidores brasileiros compraram em sites estrangeiros

Em 12 meses, 77% dos consumidores brasileiros compraram em sites estrangeiros

Preço reduzido foi principal motivo para as compras, seguido pela maior variedade de produtos; pesquisa foi feita pela CNDL e pelo SPC Brasil

Na imagem, mulher compra roupas em site HutchRock (via Pixabay)

PODER360 27.jan.2024 (sábado) – 12h00

Em 12 meses, o percentual de brasileiros que compraram pelo menos uma vez em sites internacionais como Shein e Shopee foi de 77%. A informação é de um levantamento realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Logistas) e pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) Brasil.

A pesquisa estima que 90,9 milhões de pessoas tenham utilizado sites estrangeiros para fazer compras. O preço reduzido foi apontado como o principal motivo para as compras em sites internacionais (76%). A maior variedade de produtos ficou em 2º lugar como principal razão (48%). 

As formas de pagamento mais usadas para essas compras são cartão de crédito (53%) e Pix (41%). A média de gasto na última compra foi de R$ 202. 

As categorias de produtos mais procuradas pelos consumidores foram foram vestuário/calçados (59%), acessórios para celular/computador (37%), artigos para casa (36%) e cosméticos/perfumes (23%).

Dentre os que disseram ter feito ao menos uma compra nos 12 meses anteriores à pesquisa, 90% disseram que têm o costume de buscar os produtos desejados em sites no Brasil antes de definir uma compra em sites internacionais.

Em relação às taxas que podem ser cobradas ao adquirir um produto em site internacional, 88% dos consumidores verificam a incidência antes da compra. Por outro lado, 45% admitem não ter conhecimento de quais são as taxas envolvidas nas compras internacionais e 55% dizem saber.

METODOLOGIA A pesquisa foi realizada de 17 a 25 de julho de 2023 e entrevistou 1.120 pessoas. A margem de erro do levantamento varia de 2,9 a 3,3 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Entenda a negociação entre Brasil e Paraguai sobre Itaipu

Governos dos 2 países discutem tarifas de 2024 e revisão do chamado anexo C...

Mendonça dá 60 dias para empresas renegociarem acordos com Lava Jato

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 60 dias...

Moraes derruba decisões de Receita e Carf contra Globo e atores

Depois de decisões favoráveis do ministro Cristiano Zanin e da Primeira Turma do STF,...

Canadá propõe regras para atuação de plataformas digitais

A Lei de Danos On-line foi apresentada ao Parlamento pelo governo de Justin Trudeau;...

Mais para você