InícioEditorialEscola Ybá do Quintal reúne especialistas em podcast

Escola Ybá do Quintal reúne especialistas em podcast

No mês em que é celebrado o Dia da Infância no Brasil, a Ybá do Quintal Escola da Infância lança a primeira temporada do podcast em que vai apresentar ao público assuntos pertinentes à educação das crianças. Os episódios serão lançados semanalmente no canal da Ybá no Youtube e no Spotify. Os outros episódios serão disponibilizados nos dias 10, 17 e 24 – este último marcado como o Dia da Infância. O projeto é apresentado pela escritora Emília Nuñez, que divide a bancada com a educadora idealizadora da Ybá, Samara Pinheiro. 

O primeiro episódio trata das crianças vivendo e aprendendo em espaços abertos e conta com a participação da professora Maria Carmen Silveira Barbosa, referência nacional quando o assunto é educação infantil. Graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ela é mestre em Planejamento em Educação pela mesma instituição, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutora pela Universidade de Vic (Espanha). Atualmente ela é professora permanente no programa de pós-graduação na linha de pesquisa Estudo Sobre as Infâncias. Maria Carmen lançou recentemente o livro “Abrindo as portas da educação infantil, viver e aprender nos espaços externos”, escrito em parceria com Maria da Graça Souza Horn.

Nos outros três episódios, Samara e Emília tratam da formação de crianças leitoras, com a pedagoga e assessora literária, Carol Braga; neuroarquitetura aplicada à educação: como os ambientes podem interferir no processo de aprendizagem, com a master em neuroarquitetura Bárbara Becattini; e, encerrando a temporada no Dia da Infância, a educação de crianças da primeiríssima e primeira infância, com a pedagoga especialista em educação infantil e pesquisadora das infâncias, Camila Bon.

“Esse é um projeto que tivemos a iniciativa de realizar para ajudar a promover e divulgar os assuntos relacionados à educação infantil para além da nossa escola. Aqui nós entendemos que pautar esse tema é fundamental, e lançar esse podcast nos ajuda a ampliar esses diálogos com profissionais que são referências nos temas abordados. Nosso objetivo é, a partir da experiência de êxito da Ybá, ampliar o diálogo com pais e mães, educadores, outras instituições de educação infantil e qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer mais desse universo enriquecedor”, comenta Samara sobre o projeto, que já confirmou a segunda temporada.

O primeiro episódio está disponível no Youtube e no Spotify. Mais informações através do perfil da escola no Instagram @ybadoquintal.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“Só discuto 2026 depois de 2024”, diz Bolsonaro

Ex-presidente se refere à possível disputa pelo eleitorado bolsonarista entre os governadores Tarcísio de...

Cartão de resposta do Concurso Nacional Unificado estará disponível em 3 de junho

Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil Cartão de resposta do Concurso Nacional Unificado estará...

Lula trabalha para que Marco da IA seja regulamentado até o G20

O governo Lula (PT) atua no Senado para que o Marco da Inteligência Artificial...

TSE retoma nesta 3ª julgamento que pode cassar Jorge Seif

Senador responde por abuso de poder econômico por causa da interferência do empresário Luciano...

Mais para você