InícioEditorialEUA vencem Irã em jogo tenso e enfrentarão Holanda nas oitavas da...

EUA vencem Irã em jogo tenso e enfrentarão Holanda nas oitavas da Copa

Irã e EUA protagonizaram um jogo tenso nas quatro linhas e cercado por um histórico conflituoso fora dele. Rivais políticos e bélicos, os países entraram em campo nesta terça-feira (29) em duelo direto por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. No fim, os estadunidenses levaram a melhor. Com gol de Pulisic, venceram por 1 a 0 no Estádio Al Thumama, em Doha, e avançaram ao mata-mata.

Com o resultado, os EUA chegam aos cinco pontos e se classificam na segunda colocação, atrás apenas da Inglaterra (sete). Irã, com três pontos, e País de Gales, com um, dão adeus ao Mundial.
Nas oitavas de final, os estadunidenses vão enfrentar a Seleção Holandesa, líder do Grupo A. O jogo está marcado para 12h (de Brasília) deste sábado, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha.
No outro jogo da chave, a Inglaterra derrotou o País de Gales por 2 a 0 no Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan. Os ingleses encaram Senegal, segundo colocado do Grupo A, nas oitavas de final. A partida será neste domingo, às 16h, no Estádio Al Bayt, em Al Khor.
Protesto
Antes de a bola rolar, um estadunidense foi retirado do estádio por vestir uma braçadeira com as cores do arco-íris. A criminalização da população LGBTQIAP+ no Catar tem sido alvo de protestos ao longo do Mundial.

O jogo
Irã e EUA protagonizaram um duelo cheio de rivalidade fora das quatro linhas. Os países vivem uma relação política conturbada há quase 70 anos, período em que houve conflitos diplomáticos, ataques bélicos e ameaças de guerra.
Nas arquibancadas do Estádio Al Thumama, as torcidas estavam um tom acima da média de participação e barulho nesta Copa do Mundo. Em campo, os EUA foram bem melhores no primeiro tempo.
Tiveram a bola por mais tempo e finalizaram com frequência ao gol defendido por Beiranvand. O prêmio pela insistência veio aos 38 minutos, quando Dest cabeceou para a área e encontrou Pulisic livre. O jogador do Chelsea só empurrou para as redes – e se lesionou após choque com o goleiro iraniano.
No segundo tempo, o Irã se viu obrigado a arriscar mais. O empate bastaria para a classificação, enquanto o revés acabaria com o sonho da seleção.
Em três oportunidades, a bola passou com muito perigo sobre o gol de Turner. Mas, no fim das contas, os EUA seguiram à frente até o fim.

No minuto final, os iranianos reclamaram de pênalti em Taremi após cruzamento na área estadunidense. Contudo, a penalidade não foi assinalada e o VAR não solicitou revisão do árbitro.

IRÃ 0 X 1 EUA
Irã
Beiranvand; Rezaeian, Majid Hosseini, Pouraliganji e Mohammadi (Karimi, aos 47′ do 1ºT); Nourollahi (Torabi, aos 26′ do 2ºT), Ezatolahi, Gholizadeh (Karim, aos 32′ do 2ºT), Taremi e Hajsafi (Jalali, aos 26′ do 2ºT); Azmoun (Ghoddos, no intervalo)
Técnico: Carlos Queiroz

EUA
Turner; Dest (Moore, aos 37′ do 2ºT), Carter-Vickers, Ream e Robinson; Adams, Musah, McKennie (Acosta, aos 20′ do 2ºT) e Pulisic (Aaronson, no intervalo); Weah (Zimmerman, aos 37′ do 2ºT) e Sargent (Wright, aos 32′ do 2ºT)
Técnico: Gregg Berhalter

Motivo: terceira rodada do Grupo B da Copa do Mundo
Local: Estádio Al Thumama, em Doha, no Catar
Data e horário: terça-feira, 29 de novembro de 2022, às 16h (de Brasília)

Gol: Pulisic, aos 38′ do 1ºT (EUA)
Cartões amarelos: Majid, aos 32′, Kanani, aos 38′, e Jalali, aos 51′ do 2ºT, (IRÃ); Adams, aos 43′ do 1ºT (EUA)
Público: 42.127 torcedores
Árbitro: Antonio Mateu (Espanha)
Assistentes: Pau Cebrián (Espanha) e Roberto Díaz (Espanha
VAR: Juan Martínez (Espanha)
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Comprar seguidores do Instagram funciona?

Descubra como aumentar organicamente sua comprar de seguidores no Instagram. Dicas úteis e estratégias eficazes para expandir sua presença na plataforma

Wikipedia sugere derrubar página de pré-candidata do Novo a São Paulo

Enciclopédia digital diz que biografia de Marina Helena não atende a critérios de relevância;...

Estados divergem de pontos da reforma tributária e querem negociar mudanças

Foto: Divulgação O movimento, que foi ofuscado no dia do envio do...

Pacheco diz que considera injusta declaração de Haddad sobre Congresso

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respondeu às declarações do ministro da Fazenda,...

Mais para você