InícioEditorialExperiências internacionais podem servir de exemplo no enfrentamento às mudanças climáticas

Experiências internacionais podem servir de exemplo no enfrentamento às mudanças climáticas

As recentes enchentes devastadoras no Rio Grande do Sul trouxeram à tona uma preocupação latente em todo o Brasil: a capacidade das cidades brasileiras de lidar com as adversidades impostas pelas mudanças climáticas. Especialistas na área de urbanismo e arquitetura consultados destacam a necessidade premente de adotar medidas preventivas e adaptativas para minimizar as perdas humanas e materiais em face de futuras catástrofes naturais. A ênfase recai sobre a importância de ‘respeitar as águas’, mantendo distâncias seguras entre as áreas urbanas e os rios e preservando a vegetação nas zonas propensas a inundações.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Olhando para além das fronteiras nacionais, exemplos de estratégias bem-sucedidas de combate às inundações na Alemanha e de adaptação de moradias em Nova York servem como inspiração para o Brasil. Tais medidas incluem a construção de diques e a elevação de casas, visando a prevenção de danos em situações de enchente. Além disso, destaca-se a importância de desenvolver infraestruturas urbanas adaptáveis, capazes de atender a múltiplas necessidades em momentos de emergência, como a conversão rápida de ginásios em abrigos temporários para desalojados. Assista à reportagem do Jornal da Manhã:

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mais para você