InícioLazer, vida e culturaSaúdeFalta de reajustes por 12 anos pode interromper cirurgias cardíacas no Martagão...

Falta de reajustes por 12 anos pode interromper cirurgias cardíacas no Martagão Gesteira

O Hospital Martagão Gesteira, instituição filantrópica ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS), afirmou, nesta sexta-feira (29), em nota à imprensa, que, devido à falta de reajustes, por 12 anos, nos contratos com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), pode acabar interrompendo as cirurgias cardíacas realizadas na unidade.

Segundo o hospital, por se tratar de uma instituição filantrópica 100% pautada no SUS, todos os serviços ofertados à população pelo hospital precisam de contratos ou credenciamentos com o poder público para serem disponibilizados. No caso de atendimentos de cardiopediatria, um credenciamento feito com a Sesab já está há 12 anos sem reajuste, e, por falta de aumento, a continuidade do serviço está em risco.

A instituição, no entanto, afirma que, com a publicação de um novo credenciamento na próxima semana, confia que haverá atualização dos valores a serem pagos, a fim de deixá-los “compatíveis com os custos efetivos das cirurgias cardíacas”.

O hospital ainda afirmou que busca soluções para evitar a interrupção dos serviços, e ressalta que tenta manter o seu funcionamento, que reúne todos os serviços em um mesmo local, para evitar o desmembramento de suas operações.

O Martagão ainda informou ser um dos principais hospitais filantrópicos do SUS, e que, somente em 2023, foi responsável por 68% das cirurgias oncológicas em pacientes de 0 a 14 anos no estado. Além de ter sido responsável por 43% dos tratamentos oncológicos, 42% das cirurgias cardíacas e 21% das neurológicas.

O QUE DIZ A SESAB?

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) afirmou, em nota, que reconhece a excelência do atendimento pediátrico do Hospital Martagão Gesteira, e declarou que continua em  “constante diálogo com a instituição”, a fim entender os desafios de sua gestão.

Segundo a pasta, além do Martagão Gesteira, o próprio Governo do Estado possui outras duas unidades como referências estaduais para o atendimento pediátrico de média e alta complexidade: O Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, e o Hospital Ana Nery, em Salvador.

A Secretaria ainda informou que, desde janeiro de 2023, realizou pagamentos superiores a R$ 74,4 milhões ao Martagão Gesteira, cobrindo serviços como transplantes, cirurgias eletivas, leitos de retaguarda e UTI, e em 2023, teria reajustado em 25% os valores das diárias de UTI pediátrica e neonatal da instituição.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ex-militantes do partido de Assad entregam suas armas em Damasco

Maher Semsmieh foi entregar seu rifle em um escritório do partido Baath em Damasco...

Britney Spears posta vídeo dirigindo seu novo carro “barato”

Britney Spears publicou na sua página de Instagram um vídeo em que aparece dentro...

Will Smith reage a rumores sobre envolvimento com Sean Diddy Combs

Will Smith falou pela primeira vez sobre sua relação com o rapper Sean Diddy...

Preso na Overclean, secretário de finanças de Itapetinga cumpre prisão domiciliar

O secretário de finanças de Itapetinga, no Médio Sudoeste baiano, Orlando Ribeiro, vai cumprir...

Mais para você