InícioEditorialNotíciasFebraban e Google fecham acordo para combate a golpes cibernéticos

Febraban e Google fecham acordo para combate a golpes cibernéticos

Logo Agência Brasil

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Google fecharam nesta segunda-feira (2) um acordo de cooperação para ações e projetos de segurança cibernética no setor financeiro, e a criação de mecanismos para proteção contra roubos e fraudes para os usuários do sistema operacional Android e aplicativos bancários.

“Esse trabalho conjunto possibilitará que o sistema financeiro passe a ter ferramentas tecnológicas de prevenção a fraudes mais eficazes”, disse Isaac Sidney, presidente da Febraban, na assinatura do acordo com Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.

Notícias relacionadas:

  • MJSP e bancos firmam acordo contra crimes financeiros cibernéticos.
  • Febraban aponta que 7 em cada 10 transações bancárias são via celular.
  • Apagão cibernético afetou 8,5 milhões de computadores da Microsoft.

“É mais um passo importante do setor para garantir a segurança dos serviços prestados. Estamos dando aqui uma resposta efetiva à sociedade de nosso compromisso com os clientes”, acrescentou Sidney.

“Unindo forças e expertise, poderemos desenvolver soluções inovadoras que protejam os brasileiros contra fraudes e promovam um ecossistema digital mais seguro para todos”, ressaltou o presidente do Google Brasil.

Em maio deste ano, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgou um levantamento no qual 20% dos entrevistados foram vítimas de algum tipo de fraude financeira nos últimos 12 meses anteriores. Algo em torno de 7,2 milhões de consumidores.

Os principais golpes, segundo a Febraban, são aplicados com o uso do celular pelo 0800 ou da falsa Unidade de Resposta Audível (UA), ou falsa central de atendimento; a clonagem de WhatzApp e o phishing, que significa pescas em inglês e busca as informações pessoais dos clientes, como senhas, números de telefones ou documentos.

O Anuário de Segurança Pública de 2023 apontou um crescimento de golpes cibernéticos de 65,2% no período de 2021 para 2022.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Governo da Bahia avança no diálogo com universidades estaduais e envia projeto para atender demandas à AL-BA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), reafirmou seu compromisso com o ensino superior...

Com IA, Google revoluciona meteorologia; entenda

Na década de 1960, cientistas do clima perceberam que a natureza caótica da atmosfera...

Homem é detido pela PF em voo de São Paulo a Belém por estupro de adolescente

Um homem foi detido pela Polícia Federal sob a suspeita de ter estuprado um...

Mais para você