InícioNotíciasPolíticaFestival de música em SP foi palco de 1.084 roubos e furtos...

Festival de música em SP foi palco de 1.084 roubos e furtos de celular

São Paulo — A Polícia Civil registrou ao menos 1.084 furtos ou roubos de celular durante a realização do festival The Town, no início de setembro, no Autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo. O evento reuniu cerca de 500 mil pessoas ao longo de cinco dias na capital paulista.

Os casos foram todos registrados na Avenida Senador Teotônio Vilela, 261, endereço do autódromo. No levantamento realizado pelo Metrópoles, não foram levadas em consideração as ocorrências nas ruas próximas ao local do evento, por isso o número de pessoas que foram ao festival e voltaram para casa sem o celular pode ser ainda maior.

O evento foi aberto ao público no dia 2, quando ladrões fizeram 104 vítimas. Já no dia 3 foram 186 casos. No feriado de 7 de setembro, a Polícia Civil registrou 246 furtos ou roubos. O festival foi retomado no dia 9, quando bandidos tomaram os telefones de 356 pessoas. No dia 10, foram 195 celulares levados pelos criminosos.

Baseado nos dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o levantamento mostra que 60% dos aparelhos levados por ladrões são Iphones (aparelhos da marca Apple, como detalhados em planilha). O ingresso mais barato para o festival custou R$ 407,50, a meia-entrada.

A presença de quadrilhas especializadas em realizar furtos e roubos durante grandes festivais de música não é novidade. No Lollapalooza, durante os três dias do evento no fim de março, foram registrados 422 casos —média de um a cada dez minutos.

Após o Tomorrowland, em Itu, no interior paulista, entre 12 e 14 de outubro, vítimas criaram grupo para trocar informações a respeito dos celulares levados por ladrões. Bandidos infiltrados fizeram piadas com as vítimas e divulgaram lojas com esses aparelhos com desconto.

“Tu acha que somos pé de chinelo? Pô, pelo amor de Deus, né, irmão. Polícia tá cagando pra vocês aí brother. Acorda pra vida. Tá parecendo monte de garotinho de 15 anos atrás de telefone”, disse um dos criminosos no grupo de pessoas vítimas de furto e roubo no Tomorrowland.

O que dizem as autoridades A Secretaria da Segurança Pública diz que atuou durante os cinco dias do The Town, uma operação que garantiu a segurança dos participantes no entorno de onde era realizado o evento.

Segundo a SSP, o policiamento foi intensificado e o público contou ainda com a 1ª Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) e equipes do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística (IC) para atender vítimas de qualquer crime ocorrido durante o evento. “Na ocasião, 74 celulares furtados durante o festival foram apreendidos.

Todos os casos registrados são investigados no 48 º Distrito Policial e 6ª Delegacia Seccional, que ficam na área do autódromo”, diz a pasta, em nota.

Questionada sobre as ocorrências e o que pretende fazer para melhorar a segurança dos frequentadores em próximas edições, a organização do The Town não se manifestou até a noite de sexta-feira.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Evento que busca talentos da moda volta a São José dos Campos

Max Fashion Tour acontece nos dias 27 e 28 de abril, com inscrições gratuitas Nos...

Victor Miranda co-cria nova coleção da Cavalera

Stylist conhecido por assinar looks de Luísa Sonza, Pabllo Vittar e outros, se une...

Startup DeCARB busca R$ 20 milhões em investimentos para capturar 166 mil toneladas de CO2 por equipamento instalado

Startup possui parcerias com o Instituto SENAI de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa) e...

Ao vivo: Lula lança programa de crédito e renegociação para microempreendedores

Geraldo Alckmin, Fernando Haddad e Márcio França acompanham nesta 2ª feira (22.abr) do lançamento...

Mais para você