InícioEditorialNotíciasFGTS quem tem direito? Saiba a resposta neste texto!

FGTS quem tem direito? Saiba a resposta neste texto!

FGTS quem tem direito? Essa é uma pergunta frequente entre os trabalhadores brasileiros que buscam entender os seus direitos trabalhistas. 

Para início de conversa, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício que visa garantir uma segurança financeira para os trabalhadores em momentos de necessidade, mas nem todos têm direito a esse fundo.

Neste artigo, serão abordados os principais aspectos relacionados ao FGTS, como quem tem direito, como funciona, quais são as obrigações do empregador e como acessar as informações sobre o saldo. 

Com essas informações, você poderá entender melhor os seus direitos e fazer uso desse benefício de forma consciente e segura.

Então, se tem interesse no assunto, é só ficar aqui conosco para conferir. Acompanhe!

O que é e como funciona o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício assegurado pela Constituição Federal de 1988 que garante uma espécie de poupança compulsória para os trabalhadores com carteira assinada. 

Ele é constituído a partir dos depósitos feitos pelos empregadores em nome de seus funcionários, correspondente a 8% do salário bruto, e pode ser acessado em momentos de necessidade, como demissão sem justa causa, aposentadoria ou aquisição da casa própria.

O FGTS funciona como uma espécie de reserva financeira, que pode ser sacado em situações específicas previstas em lei.

Além disso, o fundo também é remunerado com juros e correção monetária, o que garante que o dinheiro depositado renda ao longo do tempo. 

FGTS quem tem direito?

O FGTS é um benefício destinado aos trabalhadores com carteira assinada, independentemente da área de atuação. 

Dessa forma, os empregados regidos pela CLT, inclusive aqueles que trabalham em regime parcial, temporário e avulso, têm direito ao FGTS.

No entanto, há algumas exceções. Por exemplo, trabalhadores autônomos, estagiários e sócios de empresas não têm direito ao benefício. 

Além disso, a obrigatoriedade do FGTS para trabalhadores domésticos só foi estabelecida em 2015, e para aqueles que foram contratados antes dessa data, o pagamento do FGTS é opcional.

Como consultar o saldo do FGTS?

Se você quer saber como consultar o seu saldo do FGTS, saiba que existem algumas opções disponíveis. Confira abaixo quais são:

  • Aplicativo do FGTS;
  • Internet Banking da Caixa;
  • Caixas eletrônicos da Caixa;
  • Central de atendimento da Caixa.

Lembre-se de que é importante ter em mãos o número do NIS (PIS/Pasep) e uma senha cadastrada para realizar a consulta. 

Em caso de dúvidas ou dificuldades, entre em contato com a Caixa Econômica Federal.

Como solicitar este benefício?

Para solicitar o saque do FGTS, é importante saber que existem diferentes situações em que é possível fazer a solicitação. 

Abaixo, listamos as principais situações e os procedimentos necessários para cada uma delas:

  • Demissão sem justa causa: se você foi demitido sem justa causa, pode solicitar o saque integral do saldo do FGTS. Neste caso, é necessário apresentar os seus documentos pessoais e profissionais, além do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho;
  • Rescisão por acordo: se você e a empresa em que trabalhava chegaram a um acordo para a rescisão do contrato de trabalho, também é possível solicitar o saque do FGTS. Nesse caso, também será necessário apresentar os seus documentos e o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho; 
  • Aposentadoria: se você se aposentou, pode solicitar o saque do FGTS. Se este for o seu caso, você precisará providenciar o comprovante de aposentadoria que será solicitado no momento da solicitação;
  • Compra da casa própria: se você vai comprar um imóvel e pretende utilizar o FGTS como parte do pagamento, é necessário fazer a solicitação junto à Caixa Econômica Federal. Durante o processo, serão solicitados alguns documentos, apresente-os;
  • Doenças graves: outra situação em que é possível solicitar o saque do FGTS é caso você ou algum dependente seu tiver alguma doença grave. Nesse caso, é necessário apresentar laudos médicos que comprovem a doença, além dos demais documentos necessários.

Lembre-se de que cada situação pode ter requisitos específicos, portanto, é importante se informar diretamente com a Caixa Econômica Federal ou com um advogado trabalhista para saber quais são os procedimentos corretos em cada caso.

Como sacar o FGTS?

Atualmente, é possível sacar o FGTS pelo aplicativo FGTS, disponível para download em smartphones e tablets Android e iOS. Abaixo, descrevemos o passo a passo para realizar o saque pelo aplicativo:

  1. Faça o download do aplicativo FGTS, disponível no Google Play Store ou na App Store;
  2. Abra o aplicativo e clique na opção “Login”;
  3. Insira seu número de CPF e crie uma senha de acesso. Caso já tenha criado uma senha anteriormente, basta inseri-la;
  4. Após fazer o login, clique na opção “Saque FGTS”;
  5. Verifique se os seus dados cadastrais estão atualizados e, se necessário, faça a atualização;
  6. Selecione a opção de saque que deseja realizar (saque imediato, saque aniversário, saque rescisão ou saque complementar);
  7. Siga as instruções na tela para finalizar o pedido de saque;
  8. Após finalizar o pedido de saque, aguarde a análise do seu pedido. O prazo para análise varia de acordo com a opção de saque escolhida.

Caso o seu pedido de saque seja aprovado, o valor será depositado na conta que você indicou no momento da solicitação. Caso o pedido seja negado, o motivo será informado no próprio aplicativo.

Lembre-se que o aplicativo FGTS é uma opção para realizar o saque do FGTS, mas, caso prefira, você também pode dirigir-se até uma das agências Caixa Econômica Federal e solicitar o saque por lá.

Neste caso, lembre-se de levar consigo os seus documentos pessoais e profissionais para fazer a solicitação.

E aí, conseguiu compreender quem tem direito ao benefício do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e o seu funcionamento? Então, agora que você já sabe tudo sobre o assunto, baixe o aplicativo FGTS e acompanhe o seu benefício.

No mais, esperamos que este conteúdo tenha te ajudado! Nos vemos aqui em uma outra oportunidade, até breve!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Holocausto “não pode ser comparado a nada”, diz chanceler alemã

Annalena Baerbock está no Brasil para o encontro de ministros do G20 e foi...

Grupo que matou jovem fez outra vítima com “mesmo modus operandi”

Os envolvidos na morte do vendedor Matheus Silva Cruz (foto em destaque), 23 anos,...

Rio de Janeiro decreta epidemia de dengue

O Estado do Rio de Janeiro decretou nesta quarta-feira, 21, epidemia de dengue em...

Tudo acordado com o Executivo sobre emendas foi sancionado, diz Haddad

“Isso foi reconhecido pelo próprio Arthur Lira”, afirma o ministro da Fazenda em relação...

Mais para você