InícioEditorialEconomiaFGV: previsão do PIB de julho aponta para crescimento de 0,6%

FGV: previsão do PIB de julho aponta para crescimento de 0,6%

A previsão do PIB feita pela Fundação Getúlio Vargas aponta para um crescimento de 0,6% em julho, na comparação com junho. Em termos monetários, a FGV estima que o acumulado de todas as riquezas produzidas no país até o sétimo mês do ano tenha sido de R$ 5,4 trilhões. Com relação a julho do ano passado, a alta é de 3,1%. O crescimento reflete o desempenho positivo da indústria e do setor de serviços e também o crescimento de 0,5% no consumo das famílias, de 1,6% nas exportações e de 3,4% nas importações.

Os economistas da FGV ressaltam que, apesar da queda na demanda por produtos duráveis e semiduráveis, a maior procura por serviços e produtos não duráveis garantiu avanço no consumo em julho.

Por outro lado, a Formação Bruta de Capital Fixo, que mede os investimentos, apresentou retração de 0,8% em julho comparado a junho, em decorrência principalmente na diminuição da aquisição de máquinas e equipamentos. E os especialistas da fundação fazem uma alerta sobre essa retração, já que o cenário de juros com patamares elevados tende a impactar negativamente a ampliação da capacidade produtiva da economia.

O cálculo do Monitor do PIB é uma das prévias da contagem oficial feita pelo IBGE, que deve ser divulgada daqui a alguns dias.

Economia Rio de Janeiro 19/09/2022 – 12:25 Rádio Nacional/Edgard Matsuki Tâmara Freire – Repórter da Rádio Nacional FGV PIB segunda-feira, 19 Setembro, 2022 – 12:25 1:44

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Em despedida do TSE, Moraes diz que atuou contra o “populismo digital”

Sem citar nomes, ministro afirmou que a Corte não se “acovardou” mesmo com críticas...

“70% de certeza”, diz ex-affair sobre possível paternidade de Buda

Nina Capelly, prima de MC Binn, descobriu recentemente que está esperando um bebê. A...

Irmã de Gisele Bündchen decidirá sobre socorro do governo Lula ao RS

Instagram/Reprodução 1 de 1 Gisele Bündchen posa de look marrom e cabelos soltos para...

Mais para você