InícioEditorialGoverno de São Paulo contrata estudo que analisa mudança da sede para...

Governo de São Paulo contrata estudo que analisa mudança da sede para o centro

Nesta quinta-feira, 1º, o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), autorizou a contratação de estudo para viabilizar a mudança da nova sede do governo paulista para o bairro de Campos Elíseos, região central da capital. A iniciativa visa revitalizar o centro de São Paulo, que sofre com a degradação urbana. Dirigido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o projeto pretende criar uma esplanada das secretarias paulistas, e terá, segundo o governador, sustentabilidade e acessibilidade. “Hoje, a administração pública estadual está espalhada por 56 edifícios e ocupa 807 mil m² de área, quando a nossa necessidade é de 300 mil m². Há ineficiência de ocupação de espaço e em termos de recursos”, afirma o chefe do Executivo paulista. Até o fim deste ano, o Palácios dos Bandeirantes pretende ter um parecer sobre a viabilidade da proposta. Além da construção dos prédios para abrigar a estrutura de governo, o projeto prevê erguer habitações de médio padrão e de interesse social no entorno do complexo administrativo. Se for viabilizada, a iniciativa vai gerar R$ 500 milhões em novos investimentos na capital.

“Transferir o poder público para o centro traz também a segurança, a circulação de pessoas, os hotéis, os restaurantes e você começa a ter atividade de novo”, explica o governador. A assinatura do contrato entre a Companhia Paulista de Parcerias (CPP) e a Fipe foi acompanhada pelo secretário-chefe da casa Civil, Arthur Lima, os secretários estaduais de projetos estratégicos, Guilherme Afif Domingos; o de gestão e governo digital, Caio Paes de Andrade; o de parcerias e investimentos, Rafael Benini, além de outras autoridades estaduais e de representantes da Fipe. “A preocupação imediata do governo é fazer uma intervenção humana para resgatar o centro de São Paulo e devolvê-lo à população. O próximo passo é de longo prazo, mas também é aquele que pode ser a solução definitiva para revitalizar a região central: uma intervenção urbana de grande porte que vai unir o governo do Estado e o setor privado neste objetivo”, resumiu Afif.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

O que os líderes mundiais faziam antes da política

Em 2023, Luiz Inácio Lula da Silva iniciou o seu terceiro mandato como presidente...

Será que você espera demais dos seus amigos?

Amizades são maravilhosas, mas também podem ser complicadas. Duas pessoas podem ter expectativas muito...

Pobreza acelera envelhecimento do Cérebro, revela estudo da USP

Uma pesquisa recente indica que a pobreza pode ter um efeito acelerador no envelhecimento...

Influenciadora morre ao ser arrastada por enxurrada em Minas; 13 cidades estão em emergência

A influenciadora Jeniffer Soares Martins, de 28 anos, conhecida nas redes sociais como Jhei...

Mais para você