InícioEditorialGoverno de SP retira obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público

Governo de SP retira obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público

Após uma reunião do Comitê Científico nesta quinta-feira, 2, o governo de São Paulo decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. O uso do acessório passará a ser recomendado, especialmente para quem faz parte do grupo de risco. A medida passará a valer a partir da publicação no Diário Oficial, que deve ocorrer nesta sexta-feira, 3. Segundo o governo estadual, a decisão está alinhada com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que desobrigou o uso de máscaras em portos e aeroportos do país. O uso do acessório continuará obrigatório nos serviços de saúde no estado, seja ele público, privado ou filantrópico. A obrigatoriedade do uso de máscaras foi retomada em novembro do ano passado, após os casos de Covid-19 aumentarem em todo o país.

O governo recomenda sua utilização no transporte público por pessoas com mais de 65 anos; portadores de imunodeficiência; pessoas com comorbidades e com sintomas respiratórios. Com base em dados apresentados pelo Comitê, os números não indicam um aumento significativo da doença, que implique em risco no sistema de saúde estadual. “Nós reconhecemos a importância das máscaras e a sua eficácia, principalmente na transmissão de doenças respiratórias. Entretanto, diante dos dados apresentados pelo Comitê, é seguro neste momento a retirada do equipamento sem prejudicar os serviços de saúde”, disse secretário de Saúde, Eleuses Paiva. O Estado considerou o alto índice da vacinação. Foram aplicadas mais de 129,5 milhões de doses e 90,7% da população acima dos 6 meses de idade possuem o esquema vacinal completo.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação, diz governo

Novo status sanitário será submetido à organização internacional; medida abre caminho exportação para países...

DF é única UF do Centro-Oeste que teve aumento no tráfico de drogas

O tráfico de drogas aumentou no Distrito Federal de 2022 para 2023. Os dados...

Sobe para 32 o número de mortes devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Subiu para 32 o número de mortos devido às fortes chuvas que atingiram o Rio...

Mais para você