InícioEditorialPolítica NacionalGoverno do Estado participa de debate sobre criação de empresa pública de...

Governo do Estado participa de debate sobre criação de empresa pública de audiovisual

Representantes do setor cultural do estado da Bahia se reuniram em uma audiência pública, nesta terça-feira (02), para debater sobre o projeto que propõe a criação da empresa pública de audiovisual da Bahia. O evento aconteceu na sala de comissões da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e foi realizado pela Comissão de Educação, Cultura, Ciências, Tecnologia e Serviços Públicos da ALBA.

O nome apresentado para batizar a empresa foi Bahia Filmes. A audiência pública foi um dos espaços de escuta da sociedade antes do governo estadual enviar o projeto para a Assembleia Legislativa. A plateia foi formada por parlamentares baianos e representantes da sociedade civil ligados ao setor.

A audiência foi presidida pela deputada estadual Olívia Santana e contou com a participação do secretário de Cultura, Bruno Monteiro, da diretora-geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Piti Canella e da diretora interina da Diretoria de Audiovisual da Funceb (DIMAS/Funceb), Daiane Silva.

Para Bruno Monteiro, o espaço de diálogo foi fundamental para garantir a criação da empresa pública de forma democrática e plural. “O projeto da Bahia Filmes, uma iniciativa do governo do estado, tem sido criado com muito diálogo e por isso já é um projeto vitorioso. Aprendemos muito com as conversas que temos com o setor audiovisual e a cada debate seguimos com um trabalho articulado no intuito de aprovar esse projeto de lei que é um compromisso de governo”, salientou.

Na avaliação de Olívia Santana, a audiência foi vitoriosa. “A audiência foi bonita e vitoriosa. A Bahia tem protagonismo nesse setor que vai de Glauber Rocha e o cinema novo ao cinema contemporâneo de Daiane Rosário, por exemplo. Temos que estar antenados aos movimentos que o audiovisual realiza no mundo inteiro e trazer nossas contribuições tão importantes. A criação da Bahia Filmes é um passo fundamental para isso”, destacou.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Câncer: 10 sinais silenciosos que podem salvar vidas se você agir logo

Câncer: a palavra que assusta e gera pânico. Mas, desde a década de 1970,...

STF determina que governo de SP deverá detalhar uso de câmeras corporais de policiais

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, emitiu uma determinação para...

Bosch anuncia 5,5 mil demissões e culpa automobilísticas

Impacto da crise na indústria automobilística gerou “necessidade de ajustes”, diz empresa ao justificar...

Mais para você