O governo federal enviou nesta sexta-feira ao Congresso Nacional o Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas. É um documento divulgado a cada dois meses e que orienta a execução do Orçamento. Desta vez, o relatório recomenda aumento de R$ 2,77 bilhões no corte de recursos.
Somado com os valores de março e maio, o bloqueio chega a R$ 12,74 bilhões. O detalhamento de como será feito esse corte será divulgado na semana que vem.
A medida serve para compensar o aumento de despesas, para além do esperado pelo governo. De acordo com a equipe econômica, o contingenciamento é necessário para cumprir a regra do teto de gastos públicos.
Antes do anúncio oficial do bloqueio, o presidente Jair Bolsonaro chegou a anunciar um corte maior, de 8 bilhões de reais. E disse que, se a medida não fosse tomada, o governo poderia descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal.
*Com informações da Agência Brasil
Economia Brasília 22/07/2022 – 21:33 Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde Victor Ribeiro* – Repórter da Rádio Nacional corte no Orçamento da União sexta-feira, 22 Julho, 2022 – 21:33 1:07