InícioNotíciasPolíticaGuatemala elege Bernardo Arévalo como presidente neste domingo

Guatemala elege Bernardo Arévalo como presidente neste domingo

A Guatemala elegeu Bernardo Arévalo como presidente neste domingo (20/8). Ele era candidato pelo partido Movimento Semilla, e surpreendeu ao conseguir a vaga para o segundo turno das eleições, já que as pesquisas de intenção de voto indicavam que ele não era um dos favoritos.

Ele competia com a candidata Sandra Torres do partido Unidade Nacional da Esperança (UNE), que também é ex-primeira-dama da Guatemala e estava na sua terceira tentativa à presidência.

Arévalo obteve 59% dos votos, contra 36% de Torres, de acordo com informações do Tribunal Supremo Eleitoral.

Ele é filho de Juan José Arévalo que, em 1944, se tornou o primeiro líder guatemalteco escolhido em um pleito transparente no país. Sua eleição deu início a um período conhecido como “primavera democrática”, encerrado em 1954.

As eleições na Guatemala foram marcadas por diversos escândalos, entre eles a suspensão judicial de quatro candidatos à presidência, no primeiro turno. De acordo com a ONG Transparência Internacional, o país é conhecido por ter o 5º pior índice de percepção de corrupção da América Latina – e existe até uma expressão para isso, chamada “pacto dos corruptos”.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

São Paulo registra menor marca de homicídios em abril nos últimos 24 anos

O estado de São Paulo atingiu a menor marca de homicídios já registrada para...

Câmara aprova projeto que taxa em 20% compras internacionais de até US$ 50

Após um acordo entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente...

Pacote às grandes empresas do RS sai na 4ª feira, diz Lula

Presidente não detalhou qual o valor das medidas; Haddad afirma que será “linha de...

Mais para você