InícioEditorialHÁ VINTE ANOS – Quando o Maluf do Amazonas foi derrotado

HÁ VINTE ANOS – Quando o Maluf do Amazonas foi derrotado

A vitória de Serafim Corrêa, em Manaus, é o mais espetacular resultado da eleição municipal. Por causa dele, um técnico qualificado e exemplo de político decente; e por causa de quem perdeu, Amazonino Mendes, um dos oligarcas mais carimbados da política do Norte do país.

Para quem não sabe, Amazonino é uma espécie de Paulo Maluf da Amazônia, permanentemente embrulhado em inúmeros processos e acusações de corrupção, cujas sentenças sempre tardam, quase nunca chegam, e quando chegam já não produzem resultados.

Serafim ganhou de Amazonino e dos institutos de pesquisa. O Ibope fez uma lambança tão grande que foi proibido pela Justiça de continuar operando em Manaus; o Vox Populi deu 10 pontos percentuais de vantagem para Amazonino na pesquisa publicada hoje. Mas não era preciso ser um profissional do ramo para pressentir o resultado há pouco proclamado.

Há uma semana, o senador Cristovam Buarque (PT-DF) esteve em Manaus fazendo campanha para Serafim. Não encontrou um só eleitor de Amazonino, embora tenha visto muitas bandeiras nas ruas carregadas por gente paga para fazer isso.

A bem da verdade, Amazonino virou cacique no Amazonas graças aos votos dos grotões porque sempre perdeu em Manaus, que concentra 60% do eleitorado, exceto em 1990 quando se elegeu prefeito porque pôs Eduardo Braga, o atual governador, como vice.

O economista Serafim perdeu três eleições antes de ganhar a prefeitura hoje, e desta vez demonstrou que também sabe fazer cálculo político: valendo-se da inexistência do PT no Estado, aliou seu partido, o PSB, ao senador Jefferson Peres, do PDT, o político de maior prestígio do Norte do País. O PSDB de Arthur Virgílio achou que não valia a pena ficar ao seu lado.

Além de tudo isso, é preciso ter sorte na vida: Manaus passou o dia da eleição sem água, e, logo cedo, o vice de Amazonino, Bosco Saraiva, foi preso fazendo boca de urna e chegou à Polícia Federal algemado. Ele é um dos envolvidos nos flagras de corrupção da Operação Albatroz, detonada pela PF no início do ano em Manaus. Aliás, o novo prefeito deve ser grato aos policiais que realizaram quatro megaoperações nos últimos dois anos, indicando mais de 50 pessoas.

Com a eleição, Serafim se torna um dos mais fortes candidatos ao governo do Estado em 2006, já que Jefferson Peres pretende disputar a presidência da República com Lula.

 

(Publicado aqui em 31 de outubro de 2004)

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“Colar” proteínas pode matar células cancerígenas; entenda

Cientistas da Universidade de Stanford descobriram que “colar” proteínas específicas pode enganar as células...

Quatro pessoas da mesma família morrem em batida de carro com ônibus na Chapada Diamantina

Um acidente vitimou quatro pessoas da mesma família, incluindo uma mulher grávida, em uma colisão...

Mais para você