InícioNotíciasPolíticaHage Geingob, presidente da Namíbia, morre aos 82 anos

Hage Geingob, presidente da Namíbia, morre aos 82 anos

Hage Geingob, presidente da Namíbia, morreu na manhã deste domingo (4/2) em um hospital de Windhoek, capital do país. Ele tinha 82 anos e fazia tratamento contra um câncer.

Com a morte dele, a Namíbia deve organizar eleições presidenciais e para a Assembleia Nacional até o fim do ano. Interinamente, Nangolo Mbumba fica no comando do país.

Geingob, que cumpria seu segundo mandato, descobriu a doença em janeiro deste ano, durante exames médicos de rotina.

“É com a maior tristeza e pesar que informo que o nosso querido Dr. Hage Geingob, o presidente da república da Namíbia, faleceu hoje”, comunicou Nangolo Mbumba.

Mbumba informou que o presidente estava ao lado da esposa, Monica Geingob, e os filhos. Hage foi casado três vezes, em 1967, 1993 e 2015, e teve três filhos.

A saúde de Geingob se mostrava frágil há mais de 10 anos. Em 2013, ele passou por uma cirurgia cerebral e, em 2023, foi submetido a uma operação no coração.

“Neste momento de mais profunda tristeza, apelo à nação para que permaneça calma e serena enquanto o governo atende a todos os arranjos estatais, preparativos e outros protocolos necessários”, escreveu Mbumba.

A vida de Hage Geingob Geingob nasceu em uma aldeia no norte da Namíbia em 1941, vindo do grupo étnico Ovambo, de onde vem mais da metade da população. Na juventude e início da vida adulta, dividiu a residência entre Botswana e Estados Unidos.

Não foi uma escolha dele. Ativista contra o apartheid na África do Sul, país que governava a Namíbia então, Geingob acabou sendo banido para o exílio.

Do exterior, continuou sua luta contra o apartheid e pela independência de seu país. Um dos líderes do Swapo, movimento de libertação local, ele se tornou primeiro-ministro em 1990 e, depois, em 2014, foi escolhido como presidente.

Também acabou sendo alvo de críticas por recessão, desemprego alto e denúncias de corrupção. Mesmo assim, foi reeleito em 2019.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lewandowski determina inspeções em penitenciárias federais

Ministério da Justiça diz que câmeras defeituosas devem ser substituídas e o efetivo de...

Pomba ou rola? Chico Pinheiro detona Silas Malafaia. Entenda!

Chico Pinheiro virou assunto nesta quarta-feira (21/2), depois de fazer uma publicação bastante polêmica...

TV Globo toma atitude após atraso no pagamento de figurantes

Depois da coluna Fábia Oliveira noticiar que figurantes da TV Globo estavam reclamando da...

Mais para você