InícioEditorialHotéis, restaurantes e bares de São Paulo cobram criação de índice específico...

Hotéis, restaurantes e bares de São Paulo cobram criação de índice específico para calcular o PIB do turismo

A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) solicitou ao governo federal a criação de um índice para medir o Produto Interno Bruto (PIB) do turismo no Brasil. A proposta foi apresentada ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com o objetivo de obter dados oficiais mais precisos, que possam orientar investimentos e a formulação de políticas públicas no setor turístico. A solicitação foi enviada na sexta-feira (14) ao presidente do IBGE, Marcio Pochmann. A Fhoresp baseou seu pedido em um estudo recente do Núcleo de Pesquisas e Estatísticas (NPE) da entidade, que destaca a necessidade de um índice oficial com dados específicos sobre os gastos dos turistas. Segundo o NPE, essas informações são essenciais para refletir a realidade econômica do setor no país.

O diretor-executivo da Fhoresp, Edson Pinto, afirmou que a responsabilidade de apurar esse índice deveria ser do próprio IBGE, seguindo o exemplo de países como Espanha, Portugal, México e Itália. “Precisamos que o IBGE assuma essa responsabilidade para que empresas do setor e o governo possam definir estratégias mais precisas para estimular o turismo no Brasil”, destacou. O instituto já realiza a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que inclui o Índice de Atividades Turísticas, apontando um crescimento de 6,9% no setor em 2023. No entanto, o estudo do NPE sugere que uma metodologia similar à utilizada nas Contas Satélites do Turismo de 2008, da Organização das Nações Unidas (ONU), poderia fornecer uma medição mais detalhada, incluindo indicadores como emprego, renda e PIB.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

 

Edson Pinto, diretor-executivo da Fhoresp (Divulgação)

Edson Pinto criticou estudos que calculam o PIB do turismo sem o uso de dados oficiais ou critérios internacionais recomendados pela ONU, considerando-os inconsistentes e pouco confiáveis. “Discordamos de estudos referentes ao PIB do Turismo sem a utilização de dados oficiais, ou mesmo de critérios internacionais recomendados pela ONU. São aventuras acadêmicas realizadas com metodologias que derivam em cálculos inconsistentes e pouco confiáveis”, concluiu. A Fhoresp espera que a implementação do índice possa contribuir para um planejamento mais eficaz e um maior desenvolvimento do turismo no Brasil, beneficiando a economia nacional.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula diz que Juscelino Filho será afastado se indiciamento for aceito

Ministro das Comunicações foi indiciado pela PF pelos crimes de corrupção passiva, fraude em...

Lula: Bolsonaro ter ganhado joias mostra que “tem alguma coisa errada”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (26/6), que o...

Governo do Estado promove ações de saúde e cidadania em Feira de Santana

  Os moradores de Feira de Santana terão acesso a diversos serviços de saúde, a...

Mais para você