InícioEditorialEconomiaIBGE: quase 25% do PIB brasileiro vem de apenas nove cidades

IBGE: quase 25% do PIB brasileiro vem de apenas nove cidades

Dados divulgados nesta sexta-feira (16) pelo Instituto de Geografia e Estatística, o IBGE, mostram que em 2020 nove municípios foram responsáveis por quase 25% do Produto Interno Bruto, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no País, e serve para medir a evolução da economia. Entre esses municípios estão São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

Na comparação com 2019, a capital paulista foi a que concentrou a maior perda de participação no PIB, de aproximadamente 9%. Seguida do Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e São José dos Pinhais, no Paraná.

Apesar da queda na participação de algumas cidades do Sudeste, a região se mantém como a que mais contribui para a produção econômica. 

Na avaliação do IBGE, os resultados evidenciam que os efeitos da pandemia de COVID-19 influenciaram no resultado do PIB das cidades. O setor de Serviços registrou a maior perda na participação da riqueza nacional, sendo diretamente mais afetado pelas medidas restritivas de isolamento e precaução de contágio por parte das famílias.

A administração Pública foi responsável pela principal atividade econômica na maioria dos municípios da Amazônia Legal e do Semiárido. 

O estudo mostra também que dezenove cidades brasileiras concentram 25% das atividades industriais.

A capital paulista manteve a primeira posição no ranking com quase 4%. Já a capital fluminense ocupou o segundo lugar, com 2,5%.

Na outra ponta, 2.730 municípios contribuíram com o menor valor: apenas 1%.

Indústria do Brasil tem 6ª queda seguida em novembro

© Reuters/Jorge Adorno/Direitos Reservados

Economia Entre esses municípios estão São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro Rio de Janeiro 16/12/2022 – 11:28 Leila Santos / Guilherme Strozi Solimar Luz – Repórter da Rádio Nacional PIB IBGE Cidades sexta-feira, 16 Dezembro, 2022 – 11:28 136:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Câmara aprova decreto que reduz exigências para armas de fogo

Em acordo com o governo federal, a Câmara dos Deputados aprovou no final da...

Parques em São Paulo não abrirão em dias de chuvas e ventos fortes

A Prefeitura de São Paulo publicou uma nova portaria divulgando que os 120 parques...

Clínica Marina Orlanda lança tratamento estético exclusivo

O "seca barriga" é o novo queridinho entre as clientes que querem emagrecer de...

Mais para você