InícioEditorialÍdolo do Barcelona estaria envolvido em caso de tráfico de órgãos

Ídolo do Barcelona estaria envolvido em caso de tráfico de órgãos

Um novo capítulo surgiu na novela que envolve a doação de fígado ao ex-jogador Éric Abidal. Há 10 anos, em 2012, o ídolo do Barcelona passou por um transplante, após ser detectado um tumor no órgão. A intervenção foi necessária para que ele ficasse vivo – mas, desde então, a legalidade do caso vem sendo posta em xeque.

Na época, um suposto primo de Abidal, Gerard Armand, apareceu e se ofereceu para doar o fígado. Mas, cinco anos depois, a polícia detectou uma série de irregularidades no processo de transplante, e decidiu abrir uma investigação.

Segundo o jornal espanhol El Confidencial, um novo exame comprovou que não há parentesco entre os homens. De acordo com o veículo, o Instituto Nacional de Toxicologia da Espanha não encontrou qualquer prova biológica que garanta que Abidal e Armand sejam da mesma família.

O processo se enquadra na investigação por tráfico de órgãos que envolve, entre outras pessoas, Sandro Rosell, ex-presidente do Barcelona, e Juan José Castillo, ex-diretor do clube.

Vale lembrar que Rosell e Castillo teriam admitido “comprar um fígado ilegal” para Abidal, e “inventar” que o doador era o próprio familiar para evitar um escândalo. As confissões foram interceptadas pela polícia em ligações telefônicas.

Após a divulgação das escutas, Abidal e Armand admitiram que, na realidade, não eram primos de primeiro grau, mas apenas tinham uma avó em comum.

Mas, segundo o El Confidencial,  em condições normais, a análise de DNA é capaz de encontrar correspondências mesmo entre primos de terceiro e quarto grau. Só que, depois de analisar amostras biológicas de ambos, o Instituto Nacional de Toxicologia não encontrou essas ligações e, com isso, não pode provar que os dois sejam da mesma família.  

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Deputada e atriz da novela ‘Uga Uga’ é cassada por fazer harmonização facial com verba pública

O processo que cassou a deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP) por harmonizar o rosto durante as eleições de 2022 utilizando...

É mentira que o pobre é mais burro que o rico, diz Lula

Durante anúncio de investimentos em instituições federais de ensino do Ceará, o petista criticou...

Ao contrário do que Lula disse, arte e cultura não dispensam putaria

No Dia do Cinema Brasileiro, também conhecido como o Dia de São Nunca, Lula...

Governo anuncia investimentos em educação e saúde no Ceará

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (20), recursos do governo...

Mais para você