InícioEntretenimentoCelebridadeIFBA concede título de Doutor Honoris Causa a Gilberto Gil

IFBA concede título de Doutor Honoris Causa a Gilberto Gil

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) vai conceder o título de Doutor Honoris Causa ao cantor, compositor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, que se tornou membro “imortal” na Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2022. A cerimônia de outorga da honraria será realizada às 17h do próximo dia 7 de fevereiro de 2023, no Teatro Castro Alves, em Salvador. A concessão do título foi aprovada pelo Conselho Superior (Consup) do Instituto. 

“É uma grande honra e uma imensa alegria para toda a comunidade IFBA conferir esse título a esse artista magnífico que é Gilberto Gil. A cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa a este baiano aplaudido e reverenciado mundialmente estará inscrita como um capítulo especial na história da nossa Instituição, da educação e da cultura da Bahia e do Brasil”, afirma a reitora do Instituto Federal da Bahia, Luzia Mota. Ela ressalta que, ao condecorar Gilberto Gil com a honraria, o IFBA reconhece a importância e a excelência da atuação do artista baiano. 

A expressão honoris causa vem do latim e significa “por causa da honra”. O título de doutor honoris causa é diferente daquele recebido pela pessoa que conclui um curso doutorado. A concessão do título honorífico expressa a premissa de que a atuação da personalidade em sua área é tão relevante e honrosa que lhe confere legitimidade para ser considerada doutora. 

Trata-se da mais alta honraria concedida por universidades – públicas e privadas – como forma de premiar e reconhecer o empenho de pessoas que se destacam em suas áreas de atuação, independentemente da formação educacional da personalidade homenageada. Há outros dois tipos de títulos que são concedidos pelas universidades. O título de professor honoris causa é concedido a docentes e cientistas ilustres, vinculados ou não à instituição, que tenham prestado relevantes serviços à universidade autora da homenagem. Já o título de professor emérito é concedido a professores aposentados que tenham se destacado no ensino ou na pesquisa ao longo da trajetória na universidade.

Títulos internacionais

Em julho de 2021, Gilberto Gil recebeu o título de DHC da Berklee College of Music, uma das mais conceituadas universidades de música do mundo, fundada em 1945 e sediada em Boston, Massachusetts (EUA). Antes, em abril do ano passado, a Universidade de Berklee de Valência, na Espanha, também condecorou Gilberto Gil com o título de Doutor Honoris Causa. 

Em 2006, Gil já havia sido agraciado com o título Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro (UA), de Portugal, por ocasião do 33º aniversário da instituição. A Universidade de Aveiro é uma fundação pública com regime de direito privado que oferta cursos de licenciatura, mestrado, doutorado e cursos técnicos superiores profissionais, a exemplo dos cursos de Informática e Comunicação Organizacional, Instalações Elétricas e Automação, Redes e Sistemas Informáticos, Tecnologia Mecânica, entre outros. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Temos que aprender a lidar com a extrema-direita, diz Haddad

Em entrevista, ministro da Fazenda faz críticas a Bolsonaro (PL) e diz que ex-presidente...

Movimentos de big techs e cerco do TSE embaralham cenário das redes na eleição de 2024

Foto: Divulgação Da parte das empresas não há evidências de que elas devam...

“Me sinto liberto e feliz”, afirma Lucas Souza ao se assumir bissexual

Não é de hoje que Lucas Souza vem sendo cobrado por um posicionamento sobre...

Na próxima semana TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma na próxima terça-feira (30), o julgamento da ação...

Mais para você