InícioEditorialPolítica NacionalIndicação de Dino ao STF abre disputa por comando de ministério; veja...

Indicação de Dino ao STF abre disputa por comando de ministério; veja nomes cotados

O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, declarou nesta terça-feira, 28, que Flávio Dino permanecerá no cargo de Ministro da Justiça até sua sabatina no Senado Federal, marcada para 13 de dezembro, e ainda afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) só escolherá um sucessor para Dino após retornar da série de viagens programadas pelo Oriente Médio. “[O presidente] Reforçou para o Flávio Dino que, pelo menos durante missão internacional, permanecesse no Ministério da Justiça tocando”, complementou Padilha, que também garantiu que não existem planos de desmembramento do ministério em dois, com a recriação da pasta da Segurança Pública. Apesar da indicação estar longe de acontecer, nos bastidores, o ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski entrou na lista de possíveis substitutos.

O magistrado se encontrou com Lula nesta terça na Arábia Saudita, onde levantou rumores de que seria o favorito para ocupar a vaga. Lewandowski atualmente é presidente do conselho jurídico da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e está em uma comitiva do grupo no Oriente Médio. Outros dois nome são cotados para assumir o Ministério da Justiça. Um deles é o da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que negou ter recebido um convite para trocar de pasta. O outro cotado é o advogado-geral da União, Jorge Messias, que também foi cotado para assumir a vaga aberta por Rosa Weber no STF.

*Com informações do repórter André Anelli

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Líderes europeus criticam imigração ilegal em evento em Madri

Premiê da Itália e a deputada francesa Marine Le Pen pediram fortalecimento das fronteiras...

Espanha exige desculpa de Milei por xingar esposa do primeiro-ministro

Tomas Cuesta/Getty Images 1 de 1 Foto colorida de Javier Milei, presidente da Argentina...

Paulo Pimenta expõe divergências com Eduardo Leite sobre as enchentes no RS

O ministro Paulo Pimenta, designado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para coordenar...

Estragos no RS não são motivo para “liberou geral”, diz Bruno Dantas

Presidente do TCU afirma ver no ministro da Fazenda, Fernando Haddad, um aliado para...

Mais para você