InícioEditorialEconomiaInflação da construção civil subiu 1,21% em abril, diz IBGE

Inflação da construção civil subiu 1,21% em abril, diz IBGE

A inflação da construção civil subiu 1,21% em abril, em comparação à taxa de 0,99% de março, e foi a maior desde agosto do ano passado.

De acordo com os dados do SINAPI, o Índice Nacional da Construção Civil, divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE, a alta foi influenciada pelos preços dos materiais, que vinham apresentando variações abaixo de 1% e voltaram a subir em abril. A taxa ficou em 1,86%, a maior também desde agosto de 2021.

Mesmo assim, o acumulado nos últimos doze meses ficou em 15,00%, abaixo dos 15,75% registrados nos doze meses imediatamente anteriores.

O gerente do SINAPI, Augusto de Oliveira, destacou que o aço foi o item que mais subiu no mês passado, após meses de estabilidade.

Já a parcela da mão de obra recuou para 0,24% em abril, na comparação com março, quando a taxa ficou em 1,75%. A explicação do IBGE é que no mês, apenas os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte reajustaram os salários dos trabalhadores do setor.

Com o resultado do SINAPI, em abril, o custo nacional da construção, por metro quadrado, foi de R$ 1.567,76. Em março, fechou em R$ 1.549,07.

As estatísticas do indicador são usadas na elaboração, análise e avaliação de orçamentos e nas despesas dos contratos de obras públicas e privadas.

 

Economia Rio de Janeiro 11/05/2022 – 11:50 Nádia Faggiani / Guilherme Strozi Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional IBGE Construção Civil Inflação quarta-feira, 11 Maio, 2022 – 11:50 122:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Moraes arquiva inquérito contra Google e Telegram

Aberto em 2023, o inquérito investigava as empresas por fazer campanhas “abusivas” contra o...

Barroso tira de pauta julgamento sobre manutenção de Ednaldo na CBF

Com o julgamento da descriminalização do porte de maconha para uso individual marcado para...

Operação Churrascada, da PF, apura suposta venda de sentenças por desembargador do TJ-SP

A ofensiva tem este nome, porque os investigados usavam o termo “churrasco” para se...

Caso Djidja: polícia indicia família da ex-sinhazinha e mais 9 pessoas

Cleusimar Cardoso e Ademar Cardoso, mãe e irmão da ex-sinhazinha do Boi Garantido Djidja...

Mais para você