InícioNotíciasPolíticaInpe e Google anunciam parceria para detectar incêndios e inundações

Inpe e Google anunciam parceria para detectar incêndios e inundações

Belém – O presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, anunciou nesta terça-feira (4/4) uma parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para detectar, de forma precoce, incêndios florestais e inundações. A declaração foi feita durante o evento Sustentabilidade com o Google – Amazônia, em Belém (PA).

Os alertas de incêndio usam a ferramenta de inteligência artificial da plataforma, com imagens de satélite em tempo real. Dessa forma, é possível identificar os focos de fogo em estágio inicial.

Por sua vez, o alerta de inundações está disponível desde o ano passado no Brasil, em parceria do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Os alertas emitidos em tempo real são exibidos no Google Maps e no painel de buscas.

A ferramenta exibirá previsões para 27 cidades brasileiras. No primeiro semestre de 2023, a empresa anunciou a expansão para outras 20 cidades e a implementação dos alertas de inundações em notificações para celulares Android.

“Na Busca e no Google Maps, o Alerta de SOS é ativado para as regiões em estado crítico e destaca links de autoridades locais e nacionais. É possível visualizar o Alerta SOS no topo dos resultados na Busca ao procurar um incidente no local. Ao pesquisar por ‘enchentes + nome de região’, por exemplo, você encontra alertas de inundação, as principais notícias sobre o tema, informações sobre as áreas afetadas, contatos e links de autoridades locais”, explica o Google, em comunicado.

Veja um exemplo da plataforma:

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Prefeito de Porto Alegre agradece Nunes por doações da Virada Cultural para o RS

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), enviou um vídeo ao prefeito de...

Líderes europeus criticam imigração ilegal em evento em Madri

Premiê da Itália e a deputada francesa Marine Le Pen pediram fortalecimento das fronteiras...

Espanha exige desculpa de Milei por xingar esposa do primeiro-ministro

Tomas Cuesta/Getty Images 1 de 1 Foto colorida de Javier Milei, presidente da Argentina...

Paulo Pimenta expõe divergências com Eduardo Leite sobre as enchentes no RS

O ministro Paulo Pimenta, designado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para coordenar...

Mais para você