InícioEditorialEconomiaIPCA tem alta de 0,41% em novembro

IPCA tem alta de 0,41% em novembro

Influenciado pelo aumento dos combustíveis, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação oficial no País, teve alta de 0,41% em novembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete tiveram alta em novembro. Os grupos transportes e alimentação e bebidas foram os que impactaram de forma mais expressiva o índice do mês. Juntos, os dois contribuíram com cerca de 71% do IPCA de novembro.

A maior variação veio do grupo vestuário, ficando acima de 1% pelo quarto mês consecutivo. O grupo saúde e cuidados pessoais ficou próximo da estabilidade, mostrando uma desaceleração em relação a outubro. Já o grupo Habitação por sua vez, ficou acima do observado no mês anterior.

No lado das quedas, o destaque foi o leite longa vida, assim como já havia acontecido nos meses anteriores. Houve recuo também nos preços do frango em pedaços e do queijo.

Em relação às áreas pesquisadas, todas tiveram variação positiva em novembro, como explica Pedro Kislanov, gerente da pesquisa.

Já o INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor, teve alta de 0,38% em novembro; abaixo do resultado observado em outubro.

Economia Rio de Janeiro 09/12/2022 – 17:15 Tâmara Freire / GT Passos Solimar Luz – Repórter da Rádio Nacional Inflação Novembro IBGE INPC sexta-feira, 9 Dezembro, 2022 – 17:15 2:14

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Em despedida do TSE, Moraes diz que atuou contra o “populismo digital”

Sem citar nomes, ministro afirmou que a Corte não se “acovardou” mesmo com críticas...

“70% de certeza”, diz ex-affair sobre possível paternidade de Buda

Nina Capelly, prima de MC Binn, descobriu recentemente que está esperando um bebê. A...

Irmã de Gisele Bündchen decidirá sobre socorro do governo Lula ao RS

Instagram/Reprodução 1 de 1 Gisele Bündchen posa de look marrom e cabelos soltos para...

Mais para você