Na tarde desta quinta-feira (04), aconteceu no Auditório do Colégio Modelo de Itamaraju, mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), da qual participaram 112 (cento e doze) alunos da Escolas Centro Educacional de Itamaraju (CEI) e da Escola Urbis II.
O PROERD foi implementado pela 43ª CIPM no ano de 2009 e desde então já formou um número de 2.544 (dois mil e quinhentos e quarenta e quatro) alunos de escolas da rede pública de ensino, no município de Itamaraju, apresentando-se como uma importante ferramenta utilizada pela unidade no trabalho de prevenção ao uso de drogas.
O programa consiste no trabalho realizado, por um policial militar devidamente capacitado, que, em um semestre letivo, aplica dez lições, envolvendo a temática drogas, para turmas do 5º ano, ou seja, ensinando a adolescentes algumas estratégias de resistência que ajudarão a dizer não às drogas e a suportar as pressões do grupo. O trabalho do PROERD da 43ª CIPM é realizado pela Subtenente Romenny, sob a Coordenação do Capitão Sidney Oliveira, este que, no ano de 2015, também assumirá a condição de instrutor, a fim da unidade poder contemplar um número maior de escolas.
O evento foi prestigiado pelo Major PM Leão, Comandante da 43ª CIPM, pela secretária de finanças, Lucilene Curvello, representando o prefeito Pedro da Campineira, pela secretária municipal de educação, Dilce Moura, pelo Subtenente Batalha, comandante do Tiro-de-Guerra 06-025, além de outros representantes da sociedade Itamarajuense. A formatura se deu de forma muito festiva, contando, inclusive, com a apresentação da Banda Marcial do CEI. E, após assumirem perante a comunidade o compromisso de dizerem não às drogas, os alunos dançaram e cantarm a “Canção Proerd”, embalados pela Subtenente Romenny, instrutora das aulas, e pelo o leão “Daren”, símbolo da resistência às drogas.
Na formatura, ainda foram premiados os alunos que fizeram a melhor “Redação Proerd”, sendo que na ocasião a aluna Emily Santana do Nascimento, do CEI, 1ª colocada, emocionou os presentes ao fazer a leitura de sua redação, relatando a importância do conhecimento adquirido com o PROERD, recebendo, em seguida, o certificado de conclusão de curso e a premiação das mãos da secretária, Lucilene Curvello.
“Diariamente temos visto o grande mal que as drogas vem causando à sociedade, destruindo vidas e famílias, e, mesmo realizando um trabalho de enfrentamento por meio da repressão policial, chegamos à conclusão de que isso não é o bastante. Por isso, a Policia Militar também vem com ações focadas na prevenção, através do PROERD, ajudando as nossas crianças a dizer não às drogas e quem sabe com isso diminuir a violência provocada pelo uso e tráfico dessas substâncias, disse o Major Leão, ao fazer uso da palavra.
Por | ASCOM