Os pássaros silvestres apreendidos pela policia militar, na última sexta-feira (24), foram entregues ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que foram soltos em áreas de mata atlântica no Parque Nacional do Descobrimento. São animais que foram capturados para a venda e que passaram a viver em cativeiro. No reencontro com a natureza, os bichos se sentiram em casa.
O ICMBio é um órgão que tem realizado um excelente trabalho no extremo sul da Bahia, na gestão de importantes áreas protegidas, e desenvolvimento social como os Parques do Descobrimento (Prado), Abrolhos (Caravelas), Pau Brasil (Porto Seguro), nas Reservas extrativistas Marinha de Corumbau (Prado e Porto Seguro) e de Cassurubá (Caravelas) entre outras.
A instituição ainda realizará os procedimentos administrativos cabíveis ao caso, autuando o acusado na lei de crime ambiental de numero 9.605, que visa multas de R$ 500,00 (quinhentos reais) por cada pássaro apreendido, além de ser enquadrado em processo criminal.