Dezenas de pessoas que estiveram na câmara de vereadores de Itamaraju, na noite desta terça-feira (01), assistiu uma cena para la de inusitada ao ver quatro parlamentares fazerem um protesto em favor construção de um novo cemitério local no município.
Carregando uma urna funerária “caixão”, os vereadores Antônio Portugal, José Augusto o “zé do bolo”, Osvaldo Silva o “Valzão” e Paulo Vitor adentraram a câmara para sensibilizar o executivo para que tome uma providencia rápida na procura de um terreno e construção de um novo cemitério.
Os edis destacaram que a situação que o atual cemitério se encontra é lastimável, não tendo mais espaço para a realização de sepultamento de entes queridos.
“Esta chegando o dia que uma família de Itamaraju vai sofrer uma decepção muito grande, ao ir sepultar seu ente querido e não encontrar mais espaço, tendo que se deslocar para algum distrito ou município vizinho, para se despedir de um familiar com dignidade”, destacou Valzão.
A população tem enxergado a situação como uma falta de respeito, já que após tomar conhecimento do caso, há um ano à administração anunciou a construção do novo cemitério e as obras não foram adiante. E hoje, sepultar um cidadão, se tornou um caos.
As discussões da Câmara ainda ficaram por conta da participação dos sem-tetos que lotaram o plenário e solicitaram dos edis o apoio necessário para poder continuar lutando pela área da Facisa. Os representantes legais “advogados” do movimento sem-teto, dialogaram com os edis e propuseram a formação de uma comissão para analisar a situação, juntamente com o executivo. Os integrantes do movimento alegam que não possuem moradia e exige fiscalização dos programas habitacionais. Eles chegaram a denunciar que a seleção de moradores do Conjunto habitacional Italage foi fraudulenta.
“Exigimos que a diretoria da Caixa econômica e setor de habitação do município fiscalizem essas moradias. Algumas estão fechadas e muitas delas estão sendo alugadas. Só quem não tem casa, sabe o valor de ter uma. E vamos cobrar e fazer valer os nossos direitos”, destacou uma sem-teto.
Durante a sessão foi aprovado o Pedido de providência de número 008/2016 – Solicitando de lixeiras para o fundo do terminal rodoviário do município.
Indicação 010/2016 – Construção de uma escadaria na entrada que dá acesso ao Bairro Cristo Redentor.
Indicação009/2016 – Pavimentação da Rua Monte Sarrat, no Bairro Várzea Alegre.
Indicação 008/2016 – Doação de terreno localizado entre o condomínio e o reservatório da embasa no Bairro Novo Prado para 8 famílias.
A próxima sessão esta marcada para terça-feira dia (08), ás 19hs.