A internauta Amanda Heitz, que é integrante do grupo FISCALIZA ITAMARAJU, na rede social enviou imagens de um descarte de produtos utilizados na coleta sanguínea por um laboratório clínico (empresa ligada ao ramo de saúde), no período noturno desta quarta-feira (05), em Itamaraju.
No perfil da jovem uma publicação denunciava com as imagens, que também foram compartilhadas no grupo. Diante dos fatos nossa equipe procurou o órgão municipal Vigilância Sanitária responsável a investigar o caso e falamos como o servidor público Juscelino Couto. A entidade municipal promoveu a fiscalização nas dependências da empresa e vistoriando.
A empresa se pronunciou no perfil da internauta, relatando que os kits dispensados, estavam lacrados, com a data de vencimento expirada e não atribuía risco algum a pessoas ou animais, onde havia sido acondicionado para a coleta de lixo, mas devido a chuva a caixa rompeu deixando parte do material, na passarela pública.
Horas após nosso contato a Vigilância Sanitária do município enviou uma nota contendo imagens e documentação, demonstrando um regime regular e documentações, que relatam os critérios da coleta.
Acompanhe a nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTO!
A vigilância Sanitária Municipal, informa por meio deste, que em atendimento a denúncia recebida no 06 de outubro 2016, a respeito de materiais expostos em via pública oriundo do Laboratório de Análises Clinicas Santa Maria. Foi constatado que os materiais não são contaminantes (frascos plásticos descartáveis e não cortantes, que estavam com validades de uso vencidas e não tinham sido utilizados).
Portanto não oferecia riscos à saúde pública. O denunciado alegou estes estavam armazenados para coleta pública, onde no momento da coleta o recipiente de armazenamento se rompeu e os matérias caíram na calçada.
A empresa em questão apresentou contrato de Coleta de resíduos de Saúde com a TRR – TRATAMENTO DE RESÍDUOS.
Juscelino F. Couto (Coordenador da Vigilância Sanitária)
Empresa de Coleta (TRR) Saneamento e Gestão Ambiental. Recolhendo materiais no momento do atendimento da denúncia.