InícioEditorialJacques Perrin, ator de 'Cinema Paradiso', morre aos 80 anos

Jacques Perrin, ator de ‘Cinema Paradiso’, morre aos 80 anos

Jacques Perrin, ator e cineasta, morreu na quinta-feira, 21, aos 80 anos de idade. Com vasta carreira, o francês era lembrado principalmente por seus trabalhos em Cinema Paradiso (1988) e A Voz do Coração (2004).

“A família tem o imenso pesar de informá-los da morte do cineasta Jacques Perrin, que morreu na quinta-feira, 21 de abril, em Paris. Ele se foi pacificamente”, informou um comunicado de sua família à AFP.

Sua estreia – não creditada – nos cinemas se deu ainda muito jovem, com apenas cinco anos, no filme Portas da Noite (1946). Esteve também em obras como Duas Garotas Românticas (1967), Pele de Asno (1970), Le Crabe-Tambour (1977) e L’Honneur d’Un Capitaine (1982).

No vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro Z (1969), de Costa-Gavras (com quem trabalhou diversas vezes, assim como Jean-Jacques Annaud), além de atuar, também foi produtor do longa, que teve sua exibição proibida no Brasil por quase 12 anos por conta das críticas que fazia a ditaduras.

Produziu também filmes que retratavam o continente africano como o documentário La Guerre d’Algérie (1975) e Preto e Branco em Cores (1976).

O grande destaque, porém, foi em Cinema Paradiso, que narra a história da amizade entre Salvatore, um garotinho fascinado pelo cinema, e o projecionista da pequena cidade onde mora, Alfredo. Perrin dava vida ao garoto em idade adulta na trama.

Já A Voz do Coração, que fez sucesso especialmente na Europa, relatava a história de um maestro consagrado que relembrava, por meio de flashbacks, sua infância em um reformatório na década de 1940.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Eliana é cotada para quadro da TV Globo. Entenda e saiba detalhes!

Instagram/Reprodução 1 de 1 Eliana posa de look rosa e cabelos soltos - Metrópoles...

Como age um viciado em drogas?

O comportamento de quem usa drogas pode mudar muito. Eles podem parar de gostar...

Trens de carga China-Europa registram volume recorde em maio

Viagens aumentaram 14% em termos anuais, para 1.724, e volume de mercadorias cresceu 13% ...

Gretchen se pronuncia após morte de Chrystian, seu 1º marido; veja

Chrystian morreu na última quarta-feira (20/6) e, desde então, a expectativa sobre um pronunciamento...

Mais para você