InícioEditorialPolítica NacionalJanja frusta pré-candidatos e falta à sessão de fotos do PT

Janja frusta pré-candidatos e falta à sessão de fotos do PT

Cerca de 150 petistas que disputarão as eleições estiveram com ministros do partido nesta 4ª; alguns nem foram reconhecidos

Na imagem, o ministro Márcio Macêdo (à dir.) grava vídeo com o pré-candidato à prefeitura de São Sebastião do Passé (BA), Ângelo Santana Mateus Maia/Poder360 – 10.jul.2024

Mateus Maia Mariana Haubert 10.jul.2024 (quarta-feira) – 22h00

Pré-candidatos do PT, especialmente mulheres, ficaram frustrados com a ausência da primeira-dama Janja Lula da Silva nas sessões de fotos que o partido organizou com ministros. Segundo os petistas, seu nome havia sido anunciado como um dos que estariam presentes nos ensaios para impulsionar as campanhas, principalmente as femininas. O material será usado na campanha eleitoral, que começa em 15 de agosto.

“Senti falta da Janja. Ia fazer diferença. A importância das mulheres para reforçar a nossa luta, ainda mais que eu sou mulher. Havia muita expectativa e ficou um sentimento de frustração, mas não vamos perder a esperança. Acho que ainda vamos tirar sim uma foto com ela”, disse ao Poder360 Alini Bicalho, pré-candidata à prefeitura de Francisco Sá, cidade do norte de Minas Gerais.

Assista (2min4s):

Bicalho contou ter encarado cerca de 700km de carro para ir à Brasília nesta semana para participar das fotos e das gravações de vídeos. Os ensaios foram feitos de 2ª feira (8.jul.2024) até esta 4ª feira (10.jul.2024) em um estúdio cinematográfico no Setor de Indústria e Abastecimento, na capital federal.

Os ministros compareceram em horários fora do expediente. Por isso, foram realizadas duas sessões por dia: ao meio-dia e depois das 19h. O cuidado é para evitar que os integrantes do Executivo descumpram a norma que veda suas participações em campanhas eleitorais durante o período de trabalho.

O Poder360 acompanhou 3 das sessões realizadas. Na noite desta 4ª feira havia cerca de 50 pré-candidatos no local. Embora não seja filiada ao PT, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou do ensaio. Ela foi uma das mais tietadas. Ao sair do local, tirou selfies e foi elogiada por petistas.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, também foi chamado para fotos e vídeos do lado de fora do estúdio. Embora tenham feito imagens profissionais, muitos pré-candidatos queriam fazer seus próprios registros paras garantir que poderão usar quando quiserem. Isso porque o PT só deve enviar o material por volta do dia 15 de agosto, que é quando a campanha eleitoral realmente começa. Até lá é proibido divulgar qualquer material em que haja pedido de voto.

Já o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, enfrentou uma situação inusitada. Alguns pré-candidatos questionaram se ele era ministro. Diante da resposta afirmativa, fizeram nova pergunta: se ele era o titular da Fazenda, comandada, na realidade, por Fernando Haddad.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, também gravou vídeos do lado de fora do estúdio. “Estou aqui com Ângelo Santana, esse companheiro de luta e de fé, que está como pré-candidato a prefeito. Dê uma oportunidade para o PT mudar sua vida para melhor”, disse o ministro em uma das gravações. Santana é pré-candidato à prefeitura de São Sebastião do Passé, na Bahia.

Foram convidados para as sessões de fotos os pré-candidatos que concorrerão em municípios com mais de 100 mil habitantes. O partido já homologou 198 pré-candidaturas nas cidades desse porte ou maiores, considerando petistas e nomes de outros partidos que terão o apoio do PT.

Como o Poder360 mostrou, o vice-presidente e ministro da Indústria e do Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), participou das sessões realizadas nesta 4ª feira ao meio-dia. O PSB não faz parte da federação do PT, mas a aliança no Executivo federal deve se repetir em algumas cidades.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Sheron Menezzes abandona gravação do Altas Horas; saiba tudo!

A coluna Fábia Oliveira contou que, nesta terça-feira (23/7), está rolando uma homenagem no...

Chocolat Festival em Ilhéus recebe 65 mil pessoas e gera R$ 25 milhões em negócios

  Realizado de quinta (18) a domingo (21), no Centro de Convenções, o Festival Internacional...

Tropa da Amazônia vai participar de operação com os Estados Unidos

Militares do Exército Brasileiro, que são especialistas em operar no ambiente amazônico, irão participar...

Mais para você