InícioEditorialLeptospirose se alastra após enchentes no Rio Grande do Sul e preocupa...

Leptospirose se alastra após enchentes no Rio Grande do Sul e preocupa autoridades

O Rio Grande do Sul enfrenta não apenas as consequências das fortes chuvas que causaram inundações, mas também um aumento significativo nos casos de leptospirose. O governo estadual confirmou mais duas mortes relacionadas à doença, ocorridas em decorrência das enchentes que assolaram o Estado. Os óbitos foram de dois homens, moradores de Cachoeirinha e Porto Alegre, e foram confirmados por exames laboratoriais. Outras duas pessoas já haviam falecido em Venâncio Aires e Travesseiro neste mês. Até o momento, o Estado registra 54 casos confirmados da doença, com quatro mortes. Outros quatro óbitos estão sob investigação em Encantado, Sapucaia, Viamão e Tramandaí. Há mais de 800 casos suspeitos, nos quais os pacientes apresentaram sintomas, mas o diagnóstico não foi confirmado.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A leptospirose é uma doença causada por uma bactéria transmitida pela urina de animais, principalmente ratos. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e podem evoluir para complicações graves, como a síndrome de Weil, que pode levar à insuficiência renal e hemorragias. A fase inicial da doença pode ser confundida com outras infecções virais, tornando o diagnóstico desafiador. As autoridades de saúde alertam para a importância da prevenção e do tratamento adequado da leptospirose. A recomendação é que pessoas em áreas de risco busquem atendimento médico ao apresentar sintomas suspeitos e evitem a automedicação. A limpeza e desinfecção dos ambientes afetados pelas enchentes também são medidas essenciais para evitar a propagação da doença.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Estudo identifica proteína que ajuda covid a fugir do sistema imune

Descoberta de novo mecanismo de evasão viral representa avanço na imunoterapia e perspectiva promissora...

Quem é Luciane, mãe de Matteus, também envolvida em polêmica de cotas

O ex-BBB Matteus Amaral virou assunto nesta sexta-feira (14/6) devido a fraude de cotas...

Movimento no União Brasil pode barrar candidatura de Elmar à Câmara

Parece que, além da resistência do governo em relação ao nome de Elmar Nascimento...

RECORDAR ENSINA – Os Estados Unidos não são um país sério

19:22 A comissão que investiga os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001...

Mais para você