InícioEditorialPolítica NacionalLíderes mundiais reagem à vitória de Pezeshkian no Irã

Líderes mundiais reagem à vitória de Pezeshkian no Irã

Países aliados no Oriente Médio parabenizaram o novo presidente iraniano, eleito com 53,7% dos votos neste sábado (6.jul)

Masoud Pezeshkian foi o único nome reformista autorizado a participar das eleições este ano Reprodução / X @drpezeshkian

PODER360 6.jul.2024 (sábado) – 17h43

Líderes globais reagiram à eleição de Masoud Pezeshkian como presidente do Irã neste sábado (6.jul.2024), que obteve 53,7% dos votos, derrotando o conservador Saeed Jalili, com 44,3%. As eleições foram convocadas depois da morte do presidente Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero em maio.

Pezeshkian, de 69 anos, deve assumir o cargo dentro de 30 dias, enquanto são organizadas as cerimônias formais de posse. Mais da metade dos aproximadamente 61 milhões de eleitores iranianos aptos não votaram no 2º turno.

Diversos países já se manifestaram sobre a vitória do líder reformista, considerado o candidato mais moderado na disputa presidencial:

O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, e o presidente do Tajiquistão, Emomali Rahmon, parabenizaram Pezeshkian e o convidaram para visitas oficiais. “O diálogo entre Minsk e Teerã em todos os níveis está se expandindo continuamente. Estou convencido de que, em um futuro próximo, seremos capazes de implementar todos os acordos alcançados, incluindo aqueles sobre elevar o nível das relações bielorrusso-iranianas a uma parceria estratégica”, disse Lukashenko em um comunicado. O governo da Coreia do Sul disse ter expectativas de melhorar as relações bilaterais com o Irã, afetadas por sanções dos Estados Unidos. “Desejamos ao Irã um caminho de prosperidade e desenvolvimento sob o novo governo, contribuindo de forma construtiva para a estabilidade regional. Esperamos melhorar ainda mais nossas relações amistosas com o Irã”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado. Líderes de países como Arábia Saudita, Catar, Omã, Kuwait e Iraque também estenderam felicitações a Pezeshkian. “Afirmamos nosso empenho em fortalecer as relações entre o Iraque e o Irã de maneira que sirva aos interesses dos dois países e povos vizinhos”, disse o presidente iraquiano, Abdul Latif Jamal Rashid. Líderes do Paquistão e da Índia também manifestaram interesse em colaborar com o presidente eleito.

O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, destacou a proximidade histórica entre os dois países vizinhos e a relevância de uma cooperação mútua benéfica.

Narendra Modi, o primeiro-ministro indiano, reiterou o compromisso de fortalecer o relacionamento bilateral em benefício mútuo da região.

O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, também enviou seus cumprimentos ao presidente eleito.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Partido Democrata avalia antecipar nomeação de Biden

Integrantes querem oficializar a candidatura antes da Convenção Nacional, em 19 de agosto; buscam...

“Ninguém vai te roubar”, diz Nego Di para vítima de golpe: veja prints

O influenciador e humorista Nego Di foi preso em 14 de julho, em Santa...

Dólar vai a R$ 5,58, à espera de reunião de Lula com Haddad. Entenda

O dólar opera em forte alta nesta quinta-feira (18/7). Às 16h20, a moeda americana...

Anuário de Segurança Pública aponta aumento de 127% nos casos de racismo registrados em 2023

Os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelaram um aumento significativo nos registros...

Mais para você