InícioEditorialEconomiaLojistas vendem produtos com desconto para protestar contra impostos

Lojistas vendem produtos com desconto para protestar contra impostos

Lojistas vendem produtos com desconto para protestar contra impostos. O Dia Livre de Impostos reuniu comerciantes de vários estados. Segundo a Câmara de Diretores Lojistas, 40 mil estabelecimentos em todo o país deixaram de repassar o valor dos tributos para os clientes e arcaram com os custos dos impostos. Os descontos variaram de acordo com a taxação aplicada sobre cada produto.

Nas vendas pela internet, o desconto para itens de perfumaria chegou a 69%, seguidos pelas bebidas alcoólicas, com 60% de desconto. Já para refeições prontas, como marmitas, o desconto ficou em 10% e itens de marcenaria encomendados direto na fábrica, 7%.

Mas a regra de pesquisar antes de comprar continua valendo. Nossa reportagem encontrou alguns itens sendo vendidos no site da campanha que, sem os impostos, custavam o dobro do preço de lojas que não aderiram à iniciativa e seguiram cobrando os tributos.

Mas as maiores oportunidades ficaram mesmo nas lojas físicas. Em Brasília, um posto de combustíveis aderiu ao protesto. A funcionária pública aposentada, Sonia Silva, soube da oportunidade pelo tamanho da fila.

Francisco Cunha esperou quase duas horas para conseguir abastecer, mesmo assim acha que valeu a pena.

O posto ofereceu 10 mil litros de gasolina ao preço de 5 reais, mas não foi possível encher o tanque. Cada cliente podia comprar, no máximo, 20 litros. O empresário e proprietário do posto, Vonder Jarjour, deixou claro que não foi uma promoção.

Mas mesmo sem impostos, o preço cobrado ficou mais de 30% acima do valor da gasolina vendida no mesmo posto no protesto do ano passado. Há um ano, o litro custou R$ 3,79 sem os impostos.

Economia São Paulo 02/06/2022 – 19:06 Roberto Piza / GT Passo Eliane Gonçalves – Repórter da Rádio Nacional Dia sem Impostos Protesto comerciantes quinta-feira, 2 Junho, 2022 – 19:06 2:21

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

CNC comemora aprovação do PL do Perse no Senado

O texto aprovado estabelece o teto de R$ 15 bilhões em incentivos fiscais a...

Torres afirma a Moraes que teve perfil em rede social hackeado e pede cancelamento da conta

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Anderson Torres, ex-ministro...

À la Carrie Bradshaw: inspire-se em 5 looks icônicos da personagem

Com a chegada triunfal da série Sex and the City ao catálogo da Netflix,...

Governo federal pede investigação sobre morte de senegalês em SP

Serigne Mbaye morreu ao cair do 6º andar de um prédio durante uma operação...

Mais para você