InícioEditorialPolítica NacionalLula antecipa reunião com líderes partidários na véspera de votação da reforma...

Lula antecipa reunião com líderes partidários na véspera de votação da reforma tributária

Antecipação foi motivada pela expectativa de votação do relatório da reforma tributária na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, prevista para esta terça-feira, 7

FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Reunião faz parte de um movimento de reaproximação entre o presidente Lula e os congressistas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu antecipar uma reunião com líderes partidários da base aliada no Senado Federal. O encontro, que inicialmente estava marcado para terça-feira, 7, acontece desde às 17h desta segunda-feira, 6, no Palácio do Planalto. A decisão de antecipar a reunião foi motivada pela votação do relatório da reforma tributária na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que também está prevista para terça-feira, 7. Essa reunião faz parte de um movimento de reaproximação entre o presidente Lula e os congressistas, após o período em que ele ficou isolado no Palácio da Alvorada devido a uma cirurgia no quadril. Além disso, o governo está empenhado em garantir que os parlamentares votem medidas que ajudem a aumentar as receitas da União, evitando um déficit orçamentário e um contingenciamento de recursos.

Na semana passada, o governo já havia realizado um encontro semelhante com líderes partidários da Câmara dos Deputados. Na ocasião, o presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pediram a ajuda dos deputados para aprovar a medida provisória (MP) que trata da subvenção de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Essas mudanças nas subvenções de ICMS são consideradas pela equipe econômica como a principal medida para zerar o déficit primário do próximo ano. Além da reunião com os líderes partidários, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco  (PSD-MG), ofereceu um almoço ao relator da reforma tributária, senador Eduardo Braga (MDB-AM), e representantes do governo para discutir a Proposta de Emenda Constitucional (PEC). O objetivo é debater e buscar soluções para a reforma tributária.

Pacheco também afirmou que deve pautar a votação da reforma tributária no plenário da Casa na próxima quarta-feira, 8, podendo prolongar a apreciação para quinta-feira, 9, se necessário.  A pretensão do presidente da Casa é que o texto seja apreciado na terça-feira pela manhã na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que está sob presidência do presidente Davi Alcolumbre (União-AP) e relatoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM) e após a aprovação na comissão, será encaminhado ao plenário. Durante o evento, Pacheco afirmou que hoje será um “dia longo de negociações políticas”.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mais para você