InícioEditorialPolítica NacionalLula autorizou medida para revisão legal em pente fino antes de orçamento,...

Lula autorizou medida para revisão legal em pente fino antes de orçamento, diz Haddad

Segundo Haddad, ainda não há uma decisão sobre se essas alterações serão feitas via projeto de lei ou Medida Provisória, mas a ideia é que o assunto seja encaminhado até o envio da peça orçamentária do próximo ano

Divulgação/Flicker/Ministério da Fazenda

De acordo com o ministro da Fazenda, o assunto foi tratado em reunião com o presidente realizada na manhã desta quinta-feira no Palácio do Planalto

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (18), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou que a equipe avance em estudos sobre medidas legais que podem ser tomadas para aprimorar os processos que irão culminar no corte de R$ 25,9 bilhões no Orçamento de 2025. Segundo Haddad, ainda não há uma decisão sobre se essas alterações serão feitas via projeto de lei ou Medida Provisória, mas a ideia é que o assunto seja encaminhado até o envio da peça orçamentária do próximo ano. Além disso, parte desses ajustes que apoiarão a revisão de gastos poderão ser já absorvidos no parecer do senador Jaques Wagner, que relata a proposta de compensação a desoneração da folha de pagamentos.

De acordo com o ministro da Fazenda, o assunto foi tratado em reunião com o presidente realizada na manhã desta quinta-feira no Palácio do Planalto. Estavam presentes também o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, e a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Haddad também contou que o encontro ainda tratou de investimentos “necessários” para a checagem dos cadastros dos programas e as providências que devem ser tomadas para o andamento do plano de corte anunciado há duas semanas.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

“A reunião agora foi sobre investimentos necessários para checagem de cadastro e as providências necessárias para implementar o plano que o presidente autorizou divulgar na semana retrasada, de conformação dos programas ao orçamento e as leis, porque na verdade o que estamos fazendo é conformando as leis”, disse o ministro da Fazenda.

“Há uma parte de revisões legais para apoiar o processo de revisão que o senador Jaques Wagner concordou em colocar no relatório dele, já seria suficiente, mas o presidente autorizou, inclusive na reunião, que uma ou outra medida adicional possa ser tomada até o encaminhamento do orçamento em agosto. Não está tomada decisão sobre se é PL ou MP, mas o presidente autorizou que avancem os estudos nessa direção para garantir o cumprimento do que foi anunciado 15 dias atrás”, contou Haddad.

Fechamento do Orçamento de 2025  O ministro da Fazenda explicou, ainda, que o Orçamento de 2025 já tem os limites por ministérios distribuídos pelo Ministério do Planejamento. “O fechamento do Orçamento de 2025 já está com os limites distribuídos pelo Planejamento. O que nós estamos fazendo é colocar os limites orçamentários nos termos do arcabouço fiscal. A divisão entre ministérios é uma negociação que cabe mais ao Planejamento fazer”, disse o ministro. Haddad ainda acrescentou que esses limites são estipulados pela Fazenda, mas cabe ao Planejamento receber os pedidos e fazer a distribuição dos recursos. “Eu participo das reuniões como ministro também para colaborar nessa confecção da peça”, disse.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Publicado por Carolina Ferreira

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Em pesquisa, psicólogos revelam perfil mais propenso a cometer traição

Quando o assunto são casos icônicos de traição, um dos mais lembrados é o...

Xi retorna à China em busca de ‘estabilidade social’ após episódios de violência

NELSON DE SÁPEQUIM, CHINA (FOLHAPRESS) - Após dois atropelamentos e um ataque a faca,...

Gilberto Kassab será homenageado com Medalha Thomé de Souza na Câmara de Salvador

Em sua solicitação, Edvaldo Brito ressaltou a importância de Kassab na política nacional. ...

Mais para você