InícioNotíciasPolíticaLula cria Conselho de Participação Social nesta terça-feira

Lula cria Conselho de Participação Social nesta terça-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assina, nesta terça-feira (31/1), dois decretos que criam o Conselho de Participação Social e o Sistema de Participação Social Interministerial. Esses instrumentos visam, segundo o governo, ampliar a consulta à sociedade e reestabelecer as pontes com os movimentos sociais.

A assinatura dos decretos vai ocorrer em cerimônia no Palácio do Planalto, marcada para as 11h. Em postagem pelo Twitter, Lula afirmou que a ideia dos dois instrumentos é ouvir o povo e garantir sua participação no governo.

Durante a campanha, disse que o povo não queria apenas votar, mas queria ser ouvido e participar do governo. Hoje irei assinar no Palácio do Planalto decretos que criam mais instrumentos de participação social, para ouvirmos o povo. Bom dia para todos.

— Lula (@LulaOficial) January 31, 2023

A consulta a movimentos sociais e a organizações da sociedade civil é uma tradição de governos petistas, adeptas a conselhos para a construção de políticas públicas.

O primeiro decreto a ser editado trata da criação do Conselho de Participação Social, previsto no relatório final do Gabinete de Transição a pedido do próprio presidente Lula.

Nos dois meses em que a transição funcionou, o Conselho reuniu 57 movimentos populares, entidades da sociedade civil, fóruns e espaços de articulação política e social. Esse conselho funcionou como um dos grupos técnicos temáticos na transição.

O segundo decreto cria o Sistema de Participação Social Interministerial, instituindo em cada ministério uma Assessoria de Participação Social e Diversidade. O sistema será coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência, comandada pelo ministro Márcio Macêdo.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Campos Neto diz que mudança na meta afeta política monetária

“Quando tem problemas de credibilidade em algum dos lados, afeta o outro”, afirma em...

Militantes do MST invadem a sede do Incra em Mato Grosso do Sul e pressionam governo

Foto: Divulgação/MST Invasão do MST a prédio do Incra, em Campo Grande, capital...

Deniziane se manifesta após encontro com Matteus e Isabelle

Deniziane quebrou o silêncio e decidiu se manifestar sobre a relação de Matteus...

Deputada federal denuncia câmeras escondidas em ap alugado em Brasília

A deputada federal Dayany Bittencourt (União Brasil-CE) identificou câmeras de segurança escondidas no apartamento...

Mais para você