InícioNotíciasPolíticaLula e Petro discutem Venezuela e solução para violência no Haiti

Lula e Petro discutem Venezuela e solução para violência no Haiti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em visita oficial à Colômbia e participou de um encontro com empresários, na tarde desta quarta-feira (17/4), ao lado do chefe do Executivo colombiano, Gustavo Petro.

Mais cedo, os líderes tiveram uma reunião bilateral na Casa de Nariño, sede do governo da Colômbia. Durante o encontro, Lula e Petro discutiram a situação no Haiti e as eleições na Venezuela.

O presidente colombiano defendeu cooperação entre os países para chegar a uma solução à escalada de violência no Haiti. “Queremos chegar em uma saída, que queremos construir também com o Brasil, pensando em uma possibilidade democrática para o povo haitiano”, disse Petro.

Segundo ele, os líderes também conversaram sobre a formulação de um mecanismo para garantir eleições justas na Venezuela. O pleito está marcado para 28 de julho. Na última semana, Petro esteve em Caracas e se reuniu com Nicolás Maduro.

“Uma possibilidade de plesbiscito que garantisse um pacto democrático. Que garantisse a qualquer um eleições justas e democráticas, e a certeza e segurança sobre sua vida, seus direitos e as garantias políticas que qualquer ser humano deve ter”, destacou Petro sobre a proposta discutida.

Agenda Ainda nesta quarta, Lula e Petro participarão da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (Filbo). O Brasil é o país homenageado nesta edição, cujo tema é “Ler a Natureza”.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e Ailton Krenak, escritor recém-empossado imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), são esperados no evento literário.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“Só discuto 2026 depois de 2024”, diz Bolsonaro

Ex-presidente se refere à possível disputa pelo eleitorado bolsonarista entre os governadores Tarcísio de...

Cartão de resposta do Concurso Nacional Unificado estará disponível em 3 de junho

Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil Cartão de resposta do Concurso Nacional Unificado estará...

Lula trabalha para que Marco da IA seja regulamentado até o G20

O governo Lula (PT) atua no Senado para que o Marco da Inteligência Artificial...

TSE retoma nesta 3ª julgamento que pode cassar Jorge Seif

Senador responde por abuso de poder econômico por causa da interferência do empresário Luciano...

Mais para você